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Acne e alimentação.

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02/10/2021 às 08h46 Atualizada em 02/10/2021 às 09h01
Por: Vanessa Lopes Fonte: TV Caeté
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A acne é uma doença de pele que acomete principalmente a fase da adolescência, mas também pode ser encontrada facilmente em indivíduos adultos e com reincidência quando não tratada corretamente. As alterações hormonais são as principais responsáveis pelo aumento das glândulas sebáceas, causadoras da acne. Conheça alguns alimentos que podem contribuir para o aumento da acne e alguns alimentos que podem auxiliar na diminuição da mesma.

Uma dieta balanceada está voltada em modular também a função intestinal, pois uma vez alterada essa função o intestino sofre com o acúmulo de toxinas, levando o indivíduo a um estado de hipersensibilidade imunológica crônica, diminuindo a absorção de vitaminas e minerais, aumentando a retenção hídrica e dificultando a drenagem linfática, devido resposta alérgica aumentada.

Alimentos que devemos evitar para melhorar a acne:

 Açúcar: doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados em pó;

 Farinha branca: pão branco, bolos, biscoitos, produtos de padaria;

 Óleos vegetais refinados, como óleo de soja, milho e girassol;

 Evitar gorduras saturadas e hidrogenadas (gordura trans) e embutidos (salsicha, salame, milho);

 Os carboidratos de alto índice glicêmico (doces, farinha branca, açúcar refinado) elevam o hormônio insulina (que regula o açúcar do sangue), contribuindo para a inflamação da pele. Os alimentos causadores de alergias alimentares, tais como leite, trigo, açúcar, chocolate e milho devem ser observados.

Alimentos que podem contribuir para uma melhora da acne:

 Água: Ingira pelo menos 2 litros de água pura ao dia. A pele pode ser comparada a uma esponja. Quando seca, fica dura, enrugada e contraída. Ao contrário, quando molhada, se expande. A pele precisa de água para expandir-se também. A falta de hidratação aumenta as chances de desenvolver espinhas, acne ou cravos, por isso a água é importante.

 Nozes, castanhas e amêndoas não podem faltar, pois são ricas em vitamina E e ácidos graxos essenciais (anti-inflamatórios), que são excelentes para a pele.

 Alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas, mamão, goiaba, salsinha, pimentão).

 Alimentos ricos em vitamina E (óleos vegetais, castanhas e nozes) cereais integrais e peixes.

 Alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas – importantes para a regulação do intestino.

Vanessa Lopes Nutricionista – CRN9: 22131

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