Sábado, 28 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 10ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté em 2022.

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

13/04/2022 às 15h14 Atualizada em 13/04/2022 às 15h17
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Compartilhe:
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

Notas da Câmara

10ª Reunião Ordinária

12/04/2022

 

TRIBUNA

Silvinha Oliveira disse que esteve na Assembleia Legislativa, juntamente com os profissionais de ensino da rede estadual que estavam em vigília, reivindicando a derrubada do veto do Governador de Minas Gerais à emenda parlamentar que trata da recomposição do piso salarial da categoria: “nós entregamos ao deputado Cleiton que faz parte da Comissão de Educação o pedido de apoio para derrubada do veto”. A vereadora comemorou que o veto tenha sido derrubado e disse que aguarda agora a sansão do Governador. Ela também comentou sobre a importância do projeto de lei de sua autoria, aprovado em segunda votação, que institui o dia de enfrentamento à violência política contra mulheres: “a violência política tenta nos imobilizar e tem várias formas de se apresentar e são cada vez mais graves. Nós mulheres não podemos recuar e, se caso acontecer, precisamos usar de todas as formas para enfrentar essa violência”. Silvinha reiterou ainda o pedido para que sejam acrescentados novos horários no programa Tarifa Zero a fim de melhor atender a população que, segundo ela, tem sofrido com os ônibus lotados e horários atrasados.

A convite da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caeté, a capitã Lilian, comandante do 61º Batalhão de Polícia Militar, fez uso da tribuna para informar à Casa Legislativa e à população caeteense sobre a segurança pública no município. A capitã disse que a cidade conta hoje com militares realmente compromissados com o trabalho: “muitos dos policiais residem aqui na cidade, então tem aquele sentimento de pertencimento e de realizar um trabalho sério e compromissado”. Sobre os crimes violentos, ela informou que vem ocorrendo uma diminuição ao longo dos anos e hoje há uma redução de aproximadamente 7%: “parece pouco quando se fala de criminalidade, mas em números absolutos a cidade no ano passado teve três crimes violentos no mês de abril e neste ano a gente está com um crime violento”. A capitã também comentou sobre os acidentes de trânsito com vítimas ocorridos nas últimas semanas e sobre as ações que estão sendo implementadas para evitá-los. Segundo ela, estão sendo desenvolvidas operações conjuntas com a polícia rodoviária nas entradas de Caeté e operações preventivas e repressivas, dentro da cidade, em parceria com a Prefeitura que fará o trabalho de prevenção com panfletagem de orientação aos condutores. A comandante fez um apelo à população para que colaborem com a segurança no trânsito: “vamos garantir a vida, vamos respeitar as leis de trânsito e as sinalizações”.

ORDEM DO DIA

Foram apresentadasindicações dos vereadoresRodelão, Jhonata Júnior, Silvinha Oliveira, Nandinho e Claudinei do Vale. Os vereadores aprovaram requerimento de autoria do vereador Jhonata Júnior solicitando informações ao Executivo referentes à aquisição de ração para cães e gatos para doação; requerimento de autoria do vereador Claudinei do Vale solicitando informações ao Executivo sobre o recurso no valor de R$ 2,5 milhões repassados pelo Governo do Estado e moção de pesar de autoria do vereador Jhonata Júnior, aos familiares de Luiz Eduardo Silva Fernandes, falecido no último dia 3. Também foram aprovados os projetos de lei que dispõe sobre o apoio pessoal no atendimento a cadeirantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos estabelecimentos comerciais e que institui o dia do enfrentamento à violência política contra as mulheres no município de Caeté, ambos de autoria da vereadora Silvinha Oliveira.

LIDERANÇAS

Tequinhocomentou que nos últimos dois anos a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho através da Secretaria de Planejamento e Fazenda com excelentes resultados. Segundo ele, é um trabalho que muitos não veem, mas que tem colaborado com o crescimento da arrecadação do município através dos convênios que o Executivo busca em Brasília e das ações de fiscalização, sem aumentar os impostos para a população.

Jhonata Júnior disse que a Secretaria de Planejamento está realizando um estudo de melhoria para o Tarifa Zero e ressaltou a importância deste projeto para a cidade: “é um programa sensacional. O Tarifa Zero nasceu de um olhar de preocupação com as pessoas e para não deixar a cidade desatendida no que diz respeito ao transporte coletivo”. O vereador comentou também que tem havido uma conscientização da população quanto ao uso do transporte.

Serginhocomentou quedesde o início do Tarifa Zero ressaltou a necessidade de se fazer um planejamento para atender a demanda da população com número de ônibus e horários adequados. Ele também salientou que falta maior divulgação por parte do Executivo de assuntos de interesse da população. O vereador reiterou ainda o pedido para que seja realizada audiência pública com a administração do Santuário Nossa Senhora da Piedade para tratar da cobrança para visitação dos caeteenses ao Santuário.

Nandinho disse que buscará informações para repassar à população sobre como é feita a distribuição da ração adquirida pelo Executivo. Sobre o Tarifa Zero, o vereador comentou também que recebeu reclamações dos usuários e que já repassou para aTranscol e para o Prefeito para juntos buscarem uma solução. Segundo Nandinho, serão feitas alterações nos horários de ônibus para melhor atender a população. Por fim, Ele agradeceu ao empresário Gilberto que, segundo o vereador, presentou Caeté com uma bandeira instalada no trevo da cidade.

CONSIDERAÇÕES DO PRESIDENTE

O Presidente Diêmerson Porto agradeceu à capitã que aceitou o convite para comparecer à Casa Legislativa e parabenizou a toda equipe da Polícia Militar pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade. Diêmerson colocou a Câmara Municipal à disposição para colaborar com o trabalho da polícia e informou que também realizará uma campanha de conscientização no trânsito com instalação de outdoors. Eleinformou ainda que foi agendada uma reunião com o Reitor Wagner, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, para o próximo dia 28, às 14 horas, paratratar da cobrança nas visitações à Serra. Sobre o Tarifa Zero, Diêmerson disse que é uma das maiores políticas públicas do município e solicitou à população que tenha consciência na utilização do transporte para não prejudicar quem realmente precisa. Por fim, o Presidente desejou uma Feliz Páscoa a todos os caeteenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 19h12 - Fonte: ClimaTempo
12°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

Dom 25°C 12°C
Seg 27°C 12°C
Ter 28°C 13°C
Qua 27°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes