Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

Representantes do MACACA debateram sobre PROJETO APOLO na CÂMARA

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

05/11/2021 às 13h20
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

 

Na última quinta-feira (28), a Câmara Municipal realizou reunião especial com representantes do Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté/MACACA, que fizeram uma explanação sobre o Projeto Apolo da empresa Vale pretendido na Serra do Gandarela.

O geólogo Paulo Rodrigues explicou de forma técnicaos impactos do Projeto Apolo sobre os recursos hídricos do município de Caeté. Segundo ele, o projeto interferirá de forma grave nas águas subterrâneas:“A opção de se minerar o minério de ferro colocará em risco o espaço físico onde está sendo armazenada 80% de todas as águas subterrâneas”.

Paulo apontou ainda que, caso o Projeto Apolo venha a ser licenciado, causará a destruição irreversível dos aquíferos profundos em áreas de preservação permanente na região sul do município; impactos sobre inúmeros rios, incluindo ribeirão Juca Vieira; destruição imediata de 8 nascentes e destruição paulatina de outras 83 nascentes do município de Caeté. Ainda de acordo com Paulo, “suspeitamente o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) da empresa Vale omitiu a supressão imediata de 15 nascentes se comparado com o banco de dados do Cadastro Ambiental Rural da própria Vale”.

Maria de Freitas Tereza Corujo/Tecaapresentou outros impactos detectados pelo Macaca no processo de licenciamento e no EIA da empresa Vale como alterações da acessibilidade local e condições de tráfico, do fluxo migratório, da demanda habitacional e por leitos de estadia, da taxa de gravidez precoce, dos níveis de segurança, dentre outros.

Ela afirmou ainda que Caeté é um dos destinos de maior potencial indutor de turismo em Minas: “esse potencial não se transformou em empregos porque gestão após gestão não investe nesta perspectiva a longo prazo e a curto prazo para o turismo ser a alavanca de manutenção e geração de empregos e com mais qualidade de vida”.

O vereador Serginho disse que a mineração é uma realidade com a qual precisamos conviver e que é preciso buscar formas para que essa atividade no município aconteça de forma sustentável.A vereadora Silvinha Oliveira agradeceuaos representantes do Macaca pela apresentação e esclarecimentos. O vereador Claudinei do Valepediu que a Casa Legislativa dê continuidade às discussões sobre o Projeto Apolo e seus impactos, tendo em vista a relevância desse assunto para a vida da população. O vereador Pardal afirmou que é favorável ao Projeto Apolo e salientou que o Legislativo e o Executivo precisam trabalhar para tentar minimizar os problemas que o projeto trará para o município.

A reunião na íntegra está disponível na página da Câmara no Facebook.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 04h55 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

Sex 28°C 18°C
Sáb 29°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 29°C 19°C
Ter 27°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes