Sábado, 04 de Dezembro de 2021
22°

Pancada de chuva

Caeté - MG

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que exige cartão de vacinação no ato da matrícula, mas não impede aluno de assistir aula

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados Westphalen: pais devem ser orientados a proteger seus filhos de doenças evitáveis A Comissão de Seguridade Soc...

28/10/2021 às 13h06
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Westphalen: pais devem ser orientados a proteger seus filhos de doenças evitáveis - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)
Westphalen: pais devem ser orientados a proteger seus filhos de doenças evitáveis - (Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação do aluno para realizar matrícula nas redes pública e privada de ensino.

O texto aprovado, no entanto, assegura que o aluno frequente às aulas mesmo que pais ou responsáveis não apresentem o documento no ato da matrícula. Nesse caso, o estabelecimento de ensino fica obrigado a comunicar o fato ao Conselho Tutelar, para que tome as providências necessárias. Hoje algumas leis estaduais já fazem essa exigência.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), ao Projeto de Lei 1429/19, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), e ao PL 1840/19, apensado.

Westphalen ponderou que não seria correto condicionar as matrículas à apresentação da carteira de vacinação do aluno, como prevê o Projeto de Lei 1429/19. “Parece-nos mais adequado exigir a caderneta de vacinas no ato da matrícula sem impedir que o aluno frequente as aulas”, disse. “Que os pais sejam orientados no sentido de proteger seus filhos de doenças que podem ser evitadas.”

O substitutivo prevê ainda que, havendo laudo médico que contraindique a vacinação, ficará dispensada a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Tramitação
O texto aprovado será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para votação em Plenário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG Atualizado às 09h55 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 27°

Dom 28°C 16°C
Seg 26°C 17°C
Ter 25°C 17°C
Qua 27°C 15°C
Qui 24°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes