Terça, 19 de Janeiro de 2021 03:01
(31) 9 83067598
Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 34ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

02/01/2021 17h19
Por: Rafael Oliveira Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

Notas da Câmara

34ª Reunião Ordinária

Na última reunião ordinária fizeram uso da tribuna os vereadores Jadson do Bonsucesso Rodrigues/Pardal, Adilson dos Santos Moreira e Guilherme Rosa.

O Vereador Pardal citou o nome dos nove vereadores que destinaram a sua emenda impositiva para a Santa Casa de Caeté visando a aquisição do aparelho de videolaparoscopia. Segundo ele, Diêmerson Porto, João Carlos, Tonhão, Alex Magalhães, Nilo Teixeira, Tequinho, Adilson dos Santos e Lorindo destinaram metade da emenda para o hospital e Pardal destinou 100%.  Ele também esclareceu que “50% da emenda tem que ser destinada para a saúde e os Pares que não destinaram para a Santa Casa, seguramente estão transferindo esse valor para algum projeto relacionado à saúde”. O Vereador parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo PROCON CÂMARA e ressaltou os benefícios que a mudança da sede para o polo comercial de Caeté, realizada em sua gestão no ano de 2018, trouxeram para as atividades do PROCON resultando em um número muito maior de atendimentos. Pardal agradeceu o Jornal Caeté pela oportunidade que lhe foi dada de participar de uma live com foco nas questões políticas da cidade de Caeté. Ele também comentou sobre a visita que os vereadores eleitos para a próxima Legislatura fizeram à Mina do Brumado a fim de conhecer o trabalho que já está sendo realizado: “o compromisso dessa empresa (AVG) assumido com o Ministério Público Federal, assumido com o Ministério Público Estadual, assumido com o IPHAN, assumido com o IEF, assumido com a ANM, tudo que foi acordado já está sendo feito”. O Vereador lamentou que questões burocráticas estejam impedindo que a empresa faça muito mais. Sobre a cobrança que está sendo feita para visitas à Serra da Piedade, Pardal disse que a Casa precisa continuar lutando para que essa situação seja revista pois, segundo ele, a Serra é um património do povo.

O Vereador Adilson dos Santos criticou que alguns vereadores não comparecem às reuniões da Câmara com a justificativa de serem do grupo de risco para a Covid-19, mas transitam normalmente nas ruas da cidade: “Entendo que aquele que realmente pertence ao grupo de risco e quer se resguardar deve permanecer em sua residência, tomando todos os cuidados. Mas nós temos conhecimento de Vereador que nem no Estado está”. Ele criticou também a resposta da Mitra quanto à cobrança do valor de R$ 10 para visita à Serra da Piedade publicada no jornal da cidade. Adilson questionou se o dinheiro arrecadado pelo Santuário antes da pandemia não seria suficiente para manter o local e os funcionários durante o período atual de crise. Ele também ressaltou que o Governo Federal estabeleceu várias medidas de socorro às empresas para este período. Segundo Adilson, não se pode substituir a fé pelo financeiro e nem adquirir recursos financeiros através da fé. O Vereador disse que esteve em uma reunião da Santa Casa quando foi apresentada a prestação de contas daquela entidade: “Sai daquela reunião muito satisfeito porque enxergamos naquele momento que as coisas estão realmente mudando naquela instituição”.

O Vereador Guilherme Rosa justificou a sua destinação da parte da emenda impositiva destinada à saúde para a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza – SGPAN: “Vejo a Santa Casa como uma entidade muito importante, mas eu já tinha um compromisso com a SGPAN e ela também está relacionada à saúde pública”. Guilherme Rosa disse que também gostou bastante da prestação de contas da Santa Casa apresentada na semana passada, mas não gostou de ver que com a emenda impositiva dos Vereadores se paga xerox, auditoria, água, luz. “Será que não tem outros equipamentos que possam ser adquiridos e que possam ajudar a população?”, questionou. Segundo Guilherme, a Santa Casa já melhorou muito, mas vai melhorar muito mais quando a Prefeitura deixar de intervir diretamente no hospital. Guilherme finalizou dizendo do orgulho de ter passado pela Casa Legislativa enquanto Vereador e também por ter tido a oportunidade de presidir a Câmara no ano de 2017. Falou também que a nova Legislatura tem uma responsabilidade enorme de retomar o respeito, a importância e o poder do Legislativo.

Nas considerações finais, João Carlos Costa agradeceu a todos que caminharam com ele em seus dois mandatos e desejou um Ano Novo repleto de sucesso e realizações. Ele informou que a cerimônia de Posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos acontecerá no próximo dia 1º, às 16 horas e será transmitida em tempo real pelo Facebook e site da Câmara. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 02h52 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

17° Sensação
8.7 km/h Vento
92.6% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.