Quarta, 20 de Janeiro de 2021 09:41
(31) 9 83067598
Especiais ESPECIAL

Como vencer a fadiga da pandemia

Grandes desafios pedem grandes doses de sabedoria.

22/12/2020 10h01 Atualizada há 2 semanas
Por: Rafael Oliveira Fonte: JW.ORG
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Você já está cansado de conviver com a ameaça da covid-19? Você não é o único! O mundo tem enfrentado com bravura a aflição trazida pela pandemia, mas algumas pessoas começaram a se sentir cansadas em virtude de tantas preocupações. O Dr. Hans Kluge, membro da OMS, comenta: “Foram feitos grandes sacrifícios para conter a covid-19.” Ele acrescenta: “Em situações assim, é fácil e normal se sentir indiferente e desmotivado.” Tal fenômeno é o que os especialistas têm chamado de “fadiga da pandemia.” Um sábio rei disse certa vez: “Se você ficar cansado no dia da aflição, sua força será pequena.”[1] Mas, será possível, nesta época de enfrentamento, evitar que nossa força fique pequena?

Grandes desafios pedem grandes doses de sabedoria. A Bíblia, uma fonte confiável de orientações há séculos, traz componentes práticos para atravessarmos cenários difíceis. “Quem é prudente vê o perigo e se esconde”[2], diz o conselho. Manter uma rotina equilibrada, aproveitar bem o tempo e proteger a saúde são medidas efetivas que nos manterão focados no mais importante. Outra tendência infelizmente vem sendo observada: alguns têm baixado a guarda, ou seja, começam a minimizar o perigo do vírus ou a seguir informações não confiáveis, sem o respaldo das autoridades sanitárias. Nesse caso, a Bíblia também diz que quem é autoconfiante mostra falta de sabedoria.[3]

O poeta John Donne disse: “Nenhum homem é uma ilha.” Isso revela a necessidade de contato que todos nós sentimos. O distanciamento físico, porém, não precisa ser sinônimo de isolamento total. No mundo inteiro, milhões de Testemunhas de Jeová têm proporcionado apoio emocional por meio de reuniões por videoconferência duas vezes por semana. Além disso, telefonando para números aleatórios, têm compartilhado com as pessoas uma mensagem de esperança. Deixam claro que, apesar da distância, ninguém está ilhado.  A Bíblia também destaca a importância do apoio mútuo em períodos como este, quando todos precisam lutar contra o cansaço e as preocupações: “O verdadeiro amigo se torna um irmão em tempos de aflição.”[4]

No site JW.ORG, no artigo Como vencer a fadiga da pandemia, você encontrará relatos de pessoas que conseguiram lidar com isso, além de outras dicas e conselhos práticos.

Marcos Leite, porta-voz regional das Testemunhas de Jeová
Fotos – cortesia das Testemunhas de Jeová



[1] Provérbios 24:10

[2] Provérbios 22:3

[3] Provérbios 14:16

[4] Provérbios 17:17

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 09h32 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

24° Sensação
13.1 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens