Terça, 24 de Novembro de 2020 20:12
(31) 9 83067598
Entretenimento SÉRIES

Pausa para uma série #14 - O Gambito da Rainha (1ª Temporada)

Confira na Coluna ''Guia do Cinéfilo'' com Raphael Camacho

11/11/2020 21h10 Atualizada há 3 dias
Por: Rafael Oliveira Fonte: Guia do Cinéfilo
Divulgação
Divulgação

 

O fascinante universo criado para entendermos de maneira viciante as aberturas do peão da dama. 2020 está acabando (graças a DEUS) e parecia que nada muito novo surgiria, nos, agora, mais famosos streamings que temos disponíveis no Brasil. Eis que surge, sem muito alarde, O Gambito da Rainha, da Netflix, um poderoso retrato de uma obsessiva orfã que da maneira mais inusitada possível, descobre ter uma vocação impressionante para um jogo matemático, inteligente que percorre o mundo desde o século VI. No papel principal, Anya Taylor-Joy dá um verdadeiro show em cena.

 

 

 

Na trama, nessa primeira temporada de sete episódios bastante intensos, conhecemos Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) ainda criança e órfã, chegando a um rígido lar para crianças abandonadas aos 9 anos. Lá, acaba conhecendo Mr. Shaibel (Bill Camp), o zelador da instituição que a mostra um jogo chamado xadrez. A partir desse dia, que conhece esse jogo, Beth nunca mais para de jogar. Ela cresce, é adotada, e começa a percorrer alguns dos principais torneios dos Estados Unidos em troca de experiência e grana, tendo a seu lado, a princípio, sua mãe adotiva, Alma (Marielle Heller).

 

Com uma linha temporal bastante extensa, o roteiro dessa primeira temporada tem o mérito de ter sete episódios muito bem desenvolvidos, onde conseguimos observar uma desconstrução para uma construção de uma personagem complicada, que gosta da solidão mas não de ficar sozinha. O Xadrez é uma ferramenta que Beth adota para se proteger contra qualquer outro pensamento do mundo, suas amizades acabam chegando por conta dessa obsessão a esse jogo que é entendido em alto nível por poucos, como se fosse uma outra língua.  

 

O universo dos filmes já teve filmes emblemáticos que giram torno de jogadores de xadrez e quase sempre nos trazem histórias emocionantes por conta dos excêntricos personagens. Digo dois filmes ótimos aqui: Lances Inocentes (que passava na tv aberta muitas vezes na minha infância) e o ótimo O Último Lance com atuações inesquecíveis de John Turturro e Emily Watson com trilha sonora de Alexandre Desplat.

 

O Gambito da Rainha deve ganhar uma segunda temporada, o bom é que essa primeira parte deixa inúmeras portas para serem abertas e seguirmos conhecendo melhor essa ótima protagonista feminina.

 

Oferecimento:

Banner-superior-objetiva.jpg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 19h57 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

20° Sensação
13.2 km/h Vento
92.4% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens