Segunda, 25 de Outubro de 2021
25°

Pancada de chuva

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 26ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

23/09/2021 às 09h48
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

NOTAS DA CÂMARA

26ª REUNIÃO ORDINÁRIA

21/09/2021

 

TRIBUNA

Nandinho parabenizou o Executivo pela realização do serviço de castração de animais no município. Ele informou que até a próxima quinta-feira será realizada a castração de 500 animais de lares temporários, de rua e de pessoas que fizeram o cadastramento. Segundo o vereador, está prevista a realização de uma licitação, ainda este ano, para a castração de mais 800 animais e a aquisição de equipamentos para o castra móvel. Nandinho também comunicou que a Brigada de Caeté e a Defesa Civil receberam, nesta semana, equipamentos para auxiliar no combate a incêndios e pediu novamente à população que não provoque queimadas. Por fim, o vereador registrou que a prestação de contas do Executivo quanto aos gastos realizados com os recursos destinados ao combate à Covid-19 foi aprovada no Tribunal de Contas.

 

Fúlvio Brandão comentou sobre a volta às aulas presenciais no município que ocorrerá na próxima semana e ressaltou o respeito do prefeito Lucas Coelho com a comunidade escolar ao aguardar a conclusão do processo de vacinação dos profissionais de educação para retorno às aulas. Ressaltou ainda todas as medidas que estão sendo tomadas nas escolas para que este retorno seja feito com o máximo de segurança possível: “obviamente que estamos falando de um processo muito novo e que deverá ser ajustado à medida que for acontecendo”. O vereador também falou que a prestação de contas dos gastos realizados com o recurso destinado para o combate à pandemia, protocolada pelo Prefeito Municipal junto ao Tribunal de Contas, já foi analisada pelo corpo técnico e nenhuma irregularidade foi encontrada: “isso é uma demonstração da responsabilidade com que o trabalho foi feito”.

 

Serginho reiterou o seu pedido de retorno da operação tapa-buracos na cidade, salientando a situação, segundo ele, crítica em que se encontra a Rua Lafaiete, na Penedia. Reiterou ainda a solicitação de manutenção dos brinquedos do poliesportivo e de reforma do passeio em frente à Escola Estadual José Brandão. Ele agradeceu aos pares pela aprovação do projeto de resolução de sua autoria que cria o concurso “Bom Exemplo”. O vereador também agradeceu ao Deputado Pinheirinho pela visita aos distritos de Roças Novas, Penedia e Rancho Novo, no último dia 13, para verificar as demandas dessas comunidades. Por fim, Serginho informou que participou de uma reunião com o Governador Romeu Zema quando, na oportunidade solicitou a inclusão, no acordo que será feito com a empresa Vale, da pavimentação da estrada que liga a cidade de Caeté a Raposos, a viabilização da parada de trens de passageiros da Vale em Caeté e obras na MG 435, como a construção de passeio para pedestres, ciclovia e faixa elevada para passagem de pedestres em frente à Escola Municipal José Lourenço Laudate.

 

Foram apresentadas três indicações dos vereadores Fúlvio Brandão, Diêmerson Porto e Nandinho. Também foram votadas duas moções de pesar, uma de autoria do vereador Serginho, aos familiares da Sra. Maria Nifa de Souza Leal, falecida no último dia 16 e outra de autoria do vereador Tequinho, aos familiares do Sr. Raymundo Liberato de Pinho, falecido no último dia 19. Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 024/2021 que dispõe sobre a organização da Assistência Social e institui o Sistema Único de Assistência Social – SUAS – no município de Caeté e o projeto nº 055/2021 que altera o anexo I – Emendas Parlamentares Impositivas – Exercício 2021 – Lei nº 3.283/2020.

 

LIDERANÇAS

Tequinho ressaltou os cuidados que o Executivo tem adotado para garantir que a volta às aulas presenciais seja feita com toda segurança, bem como o trabalho que a Casa Legislativa está realizando, também neste sentido, com a distribuição nas escolas de material com dicas de prevenção à Covid-19. Silvinha Oliveira falou de sua indicaçãoao Executivo solicitando que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE implante rede de captação e distribuição de água na comunidade denominada “Seiscentos” e garanta o abastecimento por caminhão pipa para todos que necessitam, enquanto o serviço não for efetivado. Pardal disse que vai investigar uma denúncia de que a empresa Anglo Gold utiliza a água das nascentes da Serra da Piedade: “o consumo para cada jumbo é de 700 litros de água por minuto. Vale apena investigar porque isso é um prejuízo muito grande para a cidade e para a comunidade do “Seiscentos””.

 

CONSIDERAÇÕES DO PRESIDENTE

O presidente Diêmerson Porto disse que a Câmara Municipal realizou junto ao SAAE uma campanha de conscientização da população quanto ao uso da água e a não realização de queimadas e que na próxima semana dará início à campanha “Volta as aulas com segurança”. “Serão instalados outdoors na cidade convocando as famílias, os professores e os alunos a ficarem atentos às medidas de prevenção. Também serão distribuídos folders nas escolas com dicas importantes de prevenção à Covid-19”. Diêmerson falou da sua satisfação com o retorno do Tribunal de Contas quanto à prestação de contas dos gastos com os recursos para o combate à Covid-19: “fico muito feliz em saber que a prestação foi arquivada por não ter sido encontrada nenhuma irregularidade e quero parabenizar o Prefeito e toda sua equipe pelo compromisso e pela responsabilidade com o gasto público.” Sobre o abastecimento de água para os moradores do ”Seiscentos”, Diêmerson disse que já foi identificado que a solução é a perfuração de um poço artesiano e sugeriu que seja formada um comissão para discutir essa demanda da água junto ao Executivo.

MESA DIRETORA DA CÂMARA RECEBE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

Na 25ª reunião ordinária, o Legislativo votou moção de congratulação, de autoria do vereador Jhonata Júnior, à Mesa Diretora nas pessoas dos vereadores Diêmerson Neves Porto, José Maria da Silva e José Raimundo Gomes/Tequinho, respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário.

Segundo o autor da moção, a Mesa Diretora vem prestando relevantes serviços frente à direção da Casa Legislativa, em busca de uma Caeté melhor para todos: “a atuação extensiva das atividades e dos planos da Mesa Diretora, em que pese a pandemia pela COVID-19, neste ano demonstraram para a sociedade uma Câmara operante, representativa e comprometida com todos cidadãos caeteenses”.

Diêmerson Porto, Zé Maria e Tequinho agradeceram a homenagem e reafirmaram o compromisso de continuarem trabalhando com responsabilidade e transparência na direção dos trabalhos da Câmara.

A moção foi aprovada com nove votos favoráveis e quatro contrários dos vereadores Claudinei do Vale, Jadson/Pardal, Serginho e Silvinha Oliveira.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 12h42 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 25°

Ter 24°C 16°C
Qua 26°C 17°C
Qui 27°C 17°C
Sex 26°C 15°C
Sáb 21°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes