Sábado, 24 de Outubro de 2020 09:05
(31) 9 83067598
Internacional LUTO NA MÚSICA

Eddie Van Halen morre aos 65 anos

Lenda da guitarra lutava contra um câncer na garganta

06/10/2020 20h37
Por: Rafael Oliveira Fonte: Vagalume
Divulgação
Divulgação

 

Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas da história, morreu aos 65 anos na manhã de hoje (6). O músico há anos lutava contra um câncer na garganta e não resistiu.

"Eu não acredito que estou escrevendo isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu podia ter pedido. Todo momento que dividi com ele, dentro e fora do palco, foi uma bênção. Meu coração está partido e eu não creio que vá algum dia me recuperar totalmente desta perda. Eu te amo muito pai", escreveu o filho do músico, Wolfgand Van Halen, que tocou baixo na última formação do Van Halen, a banda que Eddie formou com seu irmão e baterista, Alex Van Halen, nos anos 70, e que se tornou uma das maiores da história do hard rock.

Dotado de um talento raro, Eddie é um daqueles músicos que de fato revolucionaram o seu instrumento. O músico não só tinha um som totalmente único, graças à sua guitarra, a Frankenstrat, criada e patenteada por ele, como também técnicas inovadoras que introduziu no rock, como o tapping, em que percutia com a mão direita as notas no braço do instrumento.

Van Halen


Van Halen já causou sensação desde sua estreia, com a combinação da técnica de Eddie e Alex, o bom humor e o carisma do vocalista David Lee Roth e o baixo eficiente e os vocais de apoio de Michael Anthony. O álbum homônimo de 1978 é um dos grandes clássicos do rock americano e trazia a instrumental "Eruption" que fez, e faz, gerações de guitarristas quebrarem a cabeça tentando tocá-la.

Essa formação gravou seis discos que culminaram no multiplatinado "1984", lançado naquele ano, de onde saíram os singles clássicos "Jump", "Panama" e "Hot For Teacher".

A saída de Lee Roth foi um baque grande, mas que acabou sendo bem absorvido pela banda e público. Os álbum subsequentes com Sammy Hagar, que também se tornou um segundo guitarrista, foram igualmente bem sucedidos e tornaram a banda figura constante nas rádios e MTV.

O grupo só não aguentou a uma nova mudança de vocalista. O álbum "Van Halen III", com Gary Cherone não foi bem recebido e o Van Halen entraria em hibernação. Em 2003 houve uma reunião com Hagar, mas ela não rendeu um novo álbum, e Roth retornaria à banda, agora sem Michael Anthony, em 2007. Foi essa formação que gravou, em 2012, "A Different Kind of Truth", o 12° e último trabalho de estúdio.

Morre o guitarrista Eddie Van Halen aos 65 anos | Cultura | EL PAÍS Brasil

LINK DA FONTE: https://www.vagalume.com.br/news/2020/10/06/eddie-van-halen-morre-aos-65-anos.html

Ofeerecimento:

970-VELAS.jpg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 08h55 - Fonte: Climatempo
17°
Chuva

Mín. 16° Máx. 21°

17° Sensação
17.8 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (70mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 22°

Chuva e trovoadas
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.