Segunda, 25 de Outubro de 2021
25°

Pancada de chuva

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

16/09/2021 às 10h13
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Compartilhe:
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

NOTAS DA CÂMARA

25ª REUNIÃO ORDINÁRIA

14/09/2021

TRIBUNA

Jhonata Júnior disse que esteve em Belo Horizonte com a Comissão “OAB vai à Escola” daqual ele faz parte para conhecer o programa “Direito na Escola”quando foi discutida a possibilidade de implantação desse programa nas escolas públicas de Caeté, visando a construção de cidadãos mais conscientes de seus direitos.O vereador parabenizou a Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, conhecida como “Polivalente”, pelos 50 anos de existência, sempre contribuindo com a formação e a história dos caeteenses. Jhonata Júnior também falou de sua satisfação em propor Moção de Congratulação ao Dr. Robert Steven Vieira Taves, Delegado de Polícia Civil e a toda equipe de colaboradores da instituição que, segundo o vereador, vem prestando excelente serviçoà comunidade e ao município.

 

Fúlvio Brandão parabenizou a Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva (Polivalente) pelo aniversário de 50 anos e pelo trabalho diferenciado que desenvolve na cidade. Eleagradeceu ao deputado Gustavo Valadares por ter atendido a sua solicitação, feita junto com o vereador Nandinho,destinandoum kit de estruturação para a Defesa Civil de Caeté. Fúlvioanunciou que na quarta-feira teria início a castração de cães e gatosnos distritos de Rancho Novo e Penedia. Ele também falou sobre outras ações do Executivo que estão em andamento como as etapas para colocar o castramóvel em funcionamento, compra de ração para os animais de rua e de lares temporários ecredenciamento das clínicas para atendimento desses animais. Sobre a vacinação contra a Covid-19, Fúlvio informou que teve início a aplicação de vacinas em adolescentes de 12 a 17 anos, sendo gestantes, puérperas ou com comorbidades.Informou, ainda, que, quando o município receber a remessa de vacina para a aplicação da terceira dose, essa será destinada aos idosos acima de 70 anos que tenham tomado a vacina há mais de seis meses, conforme informaçõesda Secretaria de Saúde.

 

Tequinho parabenizou o vereador Jhonata Júnior pela homenagem prestada ao Delegado Robert Taves e ressaltou o excelente trabalho que ele vem desenvolvendo na cidade de Caeté.O vereador lamentou as queimadas que têm sido constantes nesse período de seca e que tem causado riscos de acidentes, prejudicado a saúde das pessoas e comprometido o abastecimento de água. Ele aproveitou a presença do Delegado na reunião para pedir que os responsáveis por provocar queimadas no município sejam devidamente punidos. Tequinho lamentou também a notícia de que o observatório astronômico sairá da Serra da Piedade: “Eu tenho o maior respeito com a Serra da Piedade, mas é um absurdo nós aceitarmos isso. 50 anos que nós temos esse observatório de pesquisa da UFMG e nós vamos perder isso também? Não podemos aceitar.” Ele criticou ainda os valores que estão sendo cobrados dos caeteenses para visitação ao Santuário e a falta de retorno da administração da Serra quanto à construção de um poço artesiano naquele local. Por fim, Tequinho parabenizou o Prefeito e os profissionais de saúde pelo excelente trabalho desenvolvido no combate à pandemia, ressaltando que, diferente de outros municípios, o Executivo não tomou nenhum empréstimo durante este período.

 

ORDEM DO DIA

Foram apresentadas quatro indicações dos vereadores Reinaldo Bacana, Serginho e Silvinha Oliveira. Também foram votadas quatro moções de congratulação de autoria dos vereadores Jhonata Júnior e Silvinha Oliveira, um requerimento de autoria do vereador Serginho, solicitando audiência pública para debater assuntos relacionados à possível saída do Observatório da Serra da Piedade, a cobrança de valores para acesso ao Santuário, bem como acerca da possibilidade de construção de um poço artesiano no local. Os vereadores aprovaram cinco projetos, dentre eles, o Projeto de Resolução 008/2021 que dispõe sobre a criação do Concurso Bom Exemplo, de autoria do vereador Serginho e o Projeto de Lei 052/2021 que autoriza a concessão de uso de bem público municipal e dá outras providências, de autoria do Executivo.

 

LIDERANÇAS

Silvinha Oliveira fez um apelo para que o Legislativo e o Executivo se unam em prol da restauração da Igreja do Rosário: “a gente sabe que a responsabilidade é da Mitra e do Iphan, mas eles também falam que não tem o recurso”. Ela sugeriu que o dinheiro devolvido ao Município pela Casa Legislativa, no final do ano, seja aplicado nesta causa. Nandinho comentou que esteve presente na reinauguração da portaria principal da Santa Casa de Caeté e parabenizou toda equipe e colaboradores por mais essa conquista para o hospital.

 

FALAS DO PRESIDENTE

Diêmerson disse que participou do evento de reinauguração da portaria principal da Santa Casa de Caeté e parabenizou o provedor Sérgio Aquino e toda sua equipe pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo à frente do hospital. Ele fez um apelo aos jovens e adolescentes para que não deixem de se vacinar contra a Covid-19 e ressaltou a importância da população continuar com todos os cuidados de prevenção, como uso de máscara e álcool em gel. Diêmerson comunicou também que a Câmara Municipal iniciou uma campanha de conscientização do uso da água: “nós vamos fazer uma blitz educativa com o SAAE, pois é o momento deeconomizarmos”. Ele destacou que a Organização Mundial de Saúde estipula o consumo de 120 litros de água por pessoa ao dia e que em Caeté esse consumo está na média de 250 litros.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 13h03 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 25°

Ter 24°C 16°C
Qua 26°C 17°C
Qui 27°C 17°C
Sex 26°C 15°C
Sáb 21°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes