Quinta, 16 de Setembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Caeté - MG

Geral Minas Gerais

Oficinas de Linguagem Simples ampliam acessibilidade dos serviços públicos estaduais

Mais de 60 servidores da Rede Simplificação foram capacitados para simplificar a linguagem nos serviços prestados pelo Estado e nas comunicações internas

15/09/2021 às 17h40
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)está promovendo Oficinas de Linguagem Simples, por meio da Diretoria Central de Simplificação e Modernização Institucional, para capacitar atores dos órgãos e entidades do Governo de Minasna simplificação da linguagem utilizada nos serviços estaduais. Três turmas já participaram, somando 66 integrantes da Rede de Simplificação do Estado. A próxima oficina está prevista para acontecer em outubro.

O objetivo das Oficinas de Linguagem Simples é tornar os documentos e textos mais acessíveis ao cidadão. De acordo com a diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag, Amanda Dias, a melhoria dos serviços públicos passa pela acessibilidade e pelo entendimento comum da mensagem que se pretende passar.

“A Rede de Simplificação é formada por servidores do Estado que atuam nos órgãos e entidades como agentes de simplificação, editores e editoras de conteúdo. Desenvolvemos uma metodologia de linguagem simples para melhoria dos serviços públicos com foco nos cidadãos e cidadãs, que é a simplificação de textos em duas frentes: a carta de serviços oferecidos pelo Estado e as comunicações internas”, explica Amanda Dias.

Durante os encontros, os participantes aprendem, na prática, a tornar a linguagem mais acessível, tendo como exemplos textos da carta de serviços estaduais, e-mails e ofícios recebidos pelos servidores, e revisam esses textos de acordo com a metodologia aprendida. Desta forma, eles podem multiplicar, internamente nos órgãos e entidades, o conhecimento adquirido, contribuindo para uma comunicação mais acessível para servidores e cidadãos. 

A diretora reitera que a simplificação da linguagem é um dos caminhos para a promoção da cidadania. “Falar de forma mais simples e acessível é promover cidadania, porque assim conseguimos expandir a nossa forma de comunicação para chegar em mais pessoas, independentemente da região onde elas vivem e do nível de escolaridade”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG Atualizado às 12h21 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 31°

Sex 28°C 17°C
Sáb 31°C 16°C
Dom 32°C 16°C
Seg 33°C 17°C
Ter 35°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete