Sábado, 24 de Outubro de 2020 08:23
(31) 9 83067598
Cultura CURIOSIDADES

Jogar ovo em Político é uma manifestação histórica

Confira na Coluna ''História Blog'' com o Professor Paulo Alexandre

28/09/2020 16h35 Atualizada há 3 semanas
Por: Paulo Alexandre Filho Fonte: História Blog
Arnold Schwarzenegger depois de ser atingido por um ovo em uma manifestação durante sua campanha em 2003 para o governo do estado da Califórnia, EUA. Foto: Divulgação
Arnold Schwarzenegger depois de ser atingido por um ovo em uma manifestação durante sua campanha em 2003 para o governo do estado da Califórnia, EUA. Foto: Divulgação

 

Jogar ovos ou outros alimentos em políticos como protesto não é coisa rara nem nova. O poderoso imperador romano Vespasiano (Titus Flavius Vespasianus) colocou ordem no império após o famigerado “ano dos quatro imperadores” (o ano 69 da Era Cristã), mas em sua gloriosa trajetória ele não escapou desse tipo protesto e foi alvo de um bombardeio de nabos em Hadrumetum (na atual Tunísia) quando governava a província africana do Império no ano 63.

Ovos passaram a ser artefatos de manifestações políticas cada vez mais usuais na Idade Média, sendo inclusive utilizados como “armas” contra o clero. No século 18 as confusões religiosas renderam agressões com arsenais de ovos podres lançados contra os cristãos metodistas britânicos.

Entre os britânicos em particular jogar ovo, tomate, torta, farinha e outros itens alimentares em políticos virou uma espécie de tradição fortalecida a partir do século 19, sendo primeiros ministros e membros do Parlamento alvos preferenciais.

Protestos com alimentos são praticados indistintamente de ideologias. Frederick Douglass, o notável abolicionista norte-americano e “pai do movimento pelos direitos civis”, chegou a ser atacado por uma chuva de ovos podres enquanto realizava um de seus eloquentes discursos contra a escravidão (quando então jogar ovos em abolicionistas era um recuso usual).

Além dos protestos de caráter político, ovos, tomates e outras comidas também aparecem como artefatos de expressão de revolta e indignação no teatro. Consta que no Globe Theatre, de Shakespeare, alimentos voavam até o palco e atingiam os atores sinalizando o humor dos espectadores. Atirar tomate em atores virou um popular indicador de crítica artística no século 19 e um registro desta prática bizarra (quem vai ao teatro carregando tomates prontos para serem jogados contra os atores?) é o caso da desmoralização pública do ator John Richie, que teve um péssimo dia nos idos de outubro de 1883.

Da política ao teatro, o uso de alimentos como instrumentos de expressão de revolta pode ser devido à facilidade de acesso, porte e ao efeito de humilhação que podem provocar. É certo que muita comida ainda haverá de sujar personalidades públicas.

LINK DA FONTE: https://historiablog.org/2017/08/08/jogar-ovo-em-politico-e-uma-manifestacao-historica/

Oferecimento:

KELLY-SITE.jpg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
História Blog
Sobre História Blog
Paulo Alexandre é pernambucano, torcedor do Santa Cruz e professor de História.
Caeté - MG
Atualizado às 08h14 - Fonte: Climatempo
17°
Chuva

Mín. 16° Máx. 21°

17° Sensação
14.8 km/h Vento
85.1% Umidade do ar
90% (70mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 22°

Chuva e trovoadas
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.