Quinta, 16 de Setembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

CÂMARA discute abastecimento de água no Município durante o período de seca

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

14/09/2021 às 09h59 Atualizada em 15/09/2021 às 14h42
Por: Rafael Oliveira Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Compartilhe:
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

Na última quinta-feira (9), a Câmara Municipal realizou audiência pública com o superintendente do SAAE, Fernando José da Silva, para tratar de assuntos relacionados ao abastecimento de água no município.

Os vereadores presentes participaram de forma ativa fazendo diversos questionamentos ao superintendente do SAAE quanto à quantidade e qualidade da água, melhorias no abastecimento dos distritos, bem como quanto a possibilidade de faltar água no município nesse período de seca.

Fernando informou que a região sudeste vem enfrentando a maior estiagem dos últimos 92 anos e que o SAAE tem trabalhado com afinco para que não falte água no município:“mas, para quenão falte, precisamos contar também com a colaboração de todos os moradores”. Segundo o superintendente, estão sendo realizadas manobras diárias no abastecimento, uma vez que a região de Caeté é montanhosa e essa ação faz com que a água tenha força para subir e chegar a todas as residências.Além disso, hidrômetros estão sendo instalados nas residências para melhorar o consumo da água e a arrecadação do SAAE.

O Superintendente falou também sobre as ações que estão sendo tomadas nos distritos. Em Roças Novas foram feitas modificações no sistema de abastecimento para diminuição da falta de água, abastecimento do reservatório com caminhão pipa, controle da turbidez da água, entre outros. Em Morro Vermelho foi reativada a obra do poço artesiano para que ainda este ano seja fornecida água de qualidade para todos os moradores do distrito. Na Penedia, será perfurado um poço artesiano na região do Córrego da Bomba a fim de melhorar a quantidade e qualidade de água fornecida aos moradores e, ainda, está sendo realizado um estudo para instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Segundo Fernando,Rancho Novo, Posses e Antônio dos Santos apresentam atualmente um abastecimento de água equilibrado.

Fernando Silva também informou que enviou ao reitor do Santuário Serra da Piedade os estudos realizados em 2011 que demonstram a capacidade da região da Serra da Piedade em fornecer água para o município no período de seca e pediu o apoio da Casa Legislativa para que o SAAE consiga perfurar um poço artesiano naquela região.

O presidente Diêmerson Porto agradeceu ao superintendente pelos esclarecimentos e parabenizou-o pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente do SAAE. Ele também informou que a Casa Legislativa iniciou uma campanha de uso consciente da água com a instalação de outdoors na cidade e distribuição de folders educativos para a população caeteense.

A audiência pública pode ser conferida na íntegra na página da Câmara no Facebook.

<form class="form-enquete-voto"><div class="enquete-incorporada-ele1" data-id="8" data-pgenq="N"></div></form>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 12h21 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 31°

Sex 28°C 17°C
Sáb 31°C 16°C
Dom 32°C 16°C
Seg 33°C 17°C
Ter 35°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete