Domingo, 20 de Setembro de 2020 10:01
(31) 9 83067598
Entretenimento Entrevista

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #2 - Juan Zapata

Confira na Coluna ''Guia do Cinéfilo'' com Raphael Camacho

10/08/2020 14h02 Atualizada há 4 semanas
Por: Raphael Camacho Fonte: Guia do Cinéfilo
Divulgação
Divulgação

 

O que mais cinéfilo gosta nessa vida, fora assistir a todos os filmes possíveis durante o ano, é bater papo sobre cinema com pessoas que tenham a mesma paixão que ele. Ser cinéfilo é amar a sétima arte de forma a entender todas as formas de pensar e sentir um filme, uma história. Nós cinéfilos não brigamos, nós argumentamos com emoção. Pensando nesse sentimento bonito que existe entre a comunidade cinéfila espalhada por todo Brasil e pelo mundo, resolvi eu, um humilde cinéfilo carioca entrevistar de maneira bem objetiva, e aproveitando para matar a saudade dos pensamentos cinéfilos dos amigos, diversos amantes da sétima arte. Famosos ou não, que trabalham com cinema no Brasil e/ou no mundo ou não.

Para iniciar uma das colunas dessa semana, que vai ter espaço semanal nesse espaço cinéfilo, entrevisto abaixo um cineasta colombiano que ama o Brasil, Juan Zapata. Um apaixonado pela sétima arte, sempre com seu portunhol afiado e bem informado sobre o mercado audiovisual da América Latina, o artista, que já foi diretor do Instituto Estadual de Cinema do RS (Iecine), estudou cinema na Universidade Jorge Tadeo Lozano, em Bogotá, e na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba, em Havana. Uma figura inteligente e bastante querida, longos papos sobre cinema com Zapata é sempre uma grande aula para qualquer cinéfilo.

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim, Cine Bancarios, Capitolio, Espaço Itau e Guion. Pela sua qualidade de programação e diversidade.

Los Angeles: O cinema de Tarantino em West Hollywood. É a mais eclética programação que já vi na minha vida e um dos meus cinemas favoritos no mundo.

Medellin: Procinal Las Americas, Centro Colombo Americano, Odeon 80, La America y Capri: foram minha escola e refúgio na minha cidade natal. Aí sonhei fazer cinema e aprendi amar esta arte.

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

E.T.

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Muitos, difícil escolha. Desde Paul Thomas Anderson, Richard Lindaker, Alejandro Amenabar, Woody Allen, Almodovar, Agnes Varda, Coutinho, Kurosawa, Kusturica, Campanella e tantos, mas valorizo muito a Eliseo Subiela e o impacto que teve El Lado Oscuro del Corazón na minha vida e na minha escolha por fazer cinema (sempre é polêmico quando confesso isto).

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Edifício Master e Jogo de Cena. Desculpa, mas é difícil e injusto escolher só um.

Acho que Coutinho estava sempre passos à frente de todos. Baita cineasta e ser humano. Quanta saudade o cinema brasileiro sente por alguém como ele.

5) O que é ser cinéfilo para você?

É encontrar no cinema as respostas da vida. É amar e entender esse poder do cinema e fluir, surfar nele. É refúgio, abrigo, colo, um bom filme é como um cafuné na alma!

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Vou a todo tipo de cinema, em diferentes partes do mundo. É meu vício. E devo te dizer que nas minhas favoritas sim, entendem e muito, mas constato cada vez mais que redes de cinema e algumas salas tem como prioridade muitas outras coisas e não o entender o cinema e seu cliente. Vivemos num universo de imposição de programação por interesses econômicos das 'Maiors", por isso valorizar as salas rebeldes e corajosas que dão alternativas.

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não imagino o mundo sem cinemas.

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Vou indicar alguns que estão em plataformas, dois colombianos que admiro muito, Jardin de Amapolas e Perro come Perro.

Tem um filme que curto muito chamado El Espanto (Argentino) e Matar un Muerto (Paraguaio)

Cinéfilo sempre quer compartilhar pérolas, e amo cinema Latino.

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Espanha abriu com nível de ocupação de 10% por exemplo. Sou a favor do Livre arbítrio, na consciência social.

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é melhor do que ele mesmo acha que é. Só precisa dialogar mais com o mercado internacional, inclusive para sua legitimidade nacional, como vem sendo nos últimos anos. Sou fã deste cinema e acredito no seu potencial.

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

É ampla esta pergunta. Qualquer filme com Fernanda Montenegro. Admiro e desejo algum dia trabalhar com ela.

Enquanto a diretores... posso me encrencar nesta resposta, mas gosto muito de Karim, Beto Brand, Bodanski, Furtado, Nascimento, Padilha, sinto muita falta do cinema do Meirelles, são tantos e tão diversos.

12) Defina cinema com uma frase:

Plenitude.

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Na minha adolescência ia sempre a filmes e sessões em horários onde normalmente estava sozinho. É meu barato, primeira sessão e o cinema para mim. Mas no cinema já vi desmaios ( Cisne Negro)... sim... isso foi notícia nacional e estava aí. Já vi todo o cinema chorar ao ponto de não conseguir escutar o filme (Titanic), já vi sair gritando (La Mosca), já gritei e participei do filme (Jumanji, primeira versão), vi dormir e roncar a vários (Samsara... filme que eu curto muito). Mas principalmente no cinema tenho visto sorrir, se divertir e emocionar tantas vezes ao meu filho junto que acho que é essa a melhor que tenho experimentado.

O próximo trabalho no cinema de Zapata será como diretor do filme Uma Vez em Veneza, todo rodado na Itália, o longa-metragem fala sobre dois estrangeiros com visões distintas sobre o amor. O lançamento comercial está previsto para o início de 2021.

Oferecimento:

MAGIA.jpg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guia do Cinéfilo
Sobre Guia do Cinéfilo
Raphael Camacho - Cinéfilo. Analista de Programação Audiovisual, Crítico de cinema, matemático nas horas vagas. Extremamente viciado em cinema, autor do livro: "Guia do Cinéfilo - Volume 1".
Rio de Janeiro - RJ

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Sobre o município
Caeté - MG
Atualizado às 09h58 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

26° Sensação
10.4 km/h Vento
33.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 22°

Chuvoso