Quinta, 06 de Agosto de 2020 09:19
(31) 9 83067598
Entretenimento SÉRIES

Pausa para uma série: #9 - Doze Jurados

Confira na Coluna ''Guia do Cinéfilo'' com Raphael Camacho

21/07/2020 19h53 Atualizada há 1 semana
Por: Raphael Camacho Fonte: Guia do Cinéfilo
Divulgação
Divulgação

 

Um ninho de estratagema em busca da moral da história. Dos showrunners Sanne Nuyens e Bert Van Dael está disponível no vasto catálogo da Netflix brasileira o intrigante seriado belga Doze Jurados (De Twaalf no original). Diferente de alguns outros dramas que envolvem júris, acusações e assassinatos misteriosos, nesse projeto vemos o foco máximo na vida detalhada da maior parte dos jurados que compõe um júri popular de um caso com grande repercussão nacional. O que impressiona é a qualidade do roteiro mesmo colocando seu assunto principal em plano de fundo na maioria dos episódios, consegue prender a atenção mesmo assim. Ao longo dos apurados doze episódios, vemos problemas de todo tipo nesse júri: relacionamento psicologicamente abusado de marido para esposa, um solitário senhor que não consegue entender as novas realidades que o cercam após o falecimento da esposa, um dono de construtora envolvido em um caso fatal de um trabalhador do seu staff ilegal, um pai rigoroso que não entende sua filha adolescente, entre outros. É uma série que muitos podem achar arrastada pela sua riqueza de detalhes e talvez até lenta demais em alguns momentos mas a curiosidade pelos desfechos serão de muita importância para você se convencer a seguir em frente e a maratonar.

Na trama, acompanhamos, em alguns idas e vindas no roteiro que usa flashbacks como ajuda a determinadas questões mal explicadas, a composição de um júri de doze jurados mais dois suplentes que foram escolhidos via sorteio para integrarem o elenco dos cidadãos que definirão o destino de Frie Palmers (Maaike Cafmeyer), um funcionária de uma escola que é acusada de matar seu filho pequeno e a melhor amiga de adolescência. Ao longo dos episódios, vamos descobrindo aos poucos os segredos desse caso e também muito sobre a vida conturbada de alguns dos que integram esse júri.

Com episódios que giram em torno de 45 minutos, todos falados (no áudio original) em flamengo, vamos conhecendo as cartas desse tabuleiro com bastante espaços para especulações e onde a tendência acaba sendo que a decisão sai, em meio a muitas dúvidas, sob o aspecto particular de vida de cada um dos jurados, como eles pensam vivem ou vieram definirá o destino da acusada. O caminho buscado a todo tempo pelo roteiro em contornar a trama principal com as ótimas subtramas dos jurados é uma boa escolha mesmo que trave um pouco o seriado em alguns episódios medianos. O ritmo se acelera nos últimos três episódios eletrizantes, onde descobrimos as verdades e as punições para as consequências.

Para quem curte uma trama jurídica, recheada de pontos sem nós onde o espectador é guiado através de ótimos personagens rumo às explicações e seus porquês, Doze Jurados pode ser uma ótima diversão.

Assista o trailer:

Oferecimento:

BIOLIFE-970

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Guia do Cinéfilo
Sobre Guia do Cinéfilo
Raphael Camacho - Cinéfilo. Analista de Programação Audiovisual, Crítico de cinema, matemático nas horas vagas. Extremamente viciado em cinema, autor do livro: "Guia do Cinéfilo - Volume 1".
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °