Quinta, 06 de Agosto de 2020 09:57
(31) 9 83067598
Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 14º Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté em 2020

Disponível na coluna ''Notas da Câmara''

15/07/2020 19h59 Atualizada há 3 semanas
Por: Rafael Oliveira Fonte: Assessora de Imprensa Câmara Municipal de Caeté
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caeté
Foto: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Caeté

NOTAS DA CÂMARA - 14ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Na última Reunião Ordinária fizeram uso da tribuna os vereadores Alex Magalhães, Jadson do Bonsucesso/Pardal e Fernando Silva.

O Vereador Alex Magalhães solicitou ao Presidente da Casa que convoque a Comissão de Saúde para que faça uma fiscalização em todos os setores da Prefeitura a fim de verificar se há funcionários do grupo de risco para o Covid-19 exercendo trabalho presencial. Pediu que seja verificado também o motivo de não ter sido realizado o teste nos funcionários que fazem atendimento ao público e em profissionais da saúde. Alex questionou o motivo do Executivo não estar realizando o teste na população. Ele cobrou que haja mais fiscalização na cidade quanto ao cumprimento do isolamento social. O Vereador também pediu que o prefeito implante medidas que ajudem os comerciantes do município e lembrou que apresentou uma indicação para que os lojistas sejam isentos de IPTU. Alex Magalhães questionou ainda o motivo de não estar sendo realizada a castração de cães e gatos no município. Segundo Alex, o castramóvel está parado e outros recursos destinados para este fim não foram utilizados. O Vereador voltou a comentar sobre a realização de pavimentação asfáltica em rua do bairro Bonsucesso, que ainda não foi executada devido aquestionamentos que estão sendo feitos quanto ao projeto de drenagem. “Não quer asfaltar lá não? Quer mudar o objeto? Quer fazer picuinha? Pode fazer. A minha parte como Vereador eu já fiz”, falou. Alex Magalhães disse ter sido coagido na porta da sua casa, depois da sua fala sobre o Secretário de Obras e seu irmão na última reunião e afirmou que o Secretário está “usando tráfico de influência para por os irmãos dele numa empresa. Eu tenho gravação aqui, do dono da empresa, que ele pediu mesmo”. O Vereador solicitou apoio dos pares para abertura de uma CPI contra o Secretário de Obras, a fim de investigar o uso de material da Prefeitura para construção de casa particular.

O Vereador Jadson/Pardal criticou a política que vem sendo feita no município: “Se fala muito aqui nesta tribuna em reeleição, em voto, em críticas uns ao outros. Isso está refletindo de uma forma extremamente negativa a todos nós.O que está acontecendo aqui na cidade é de dar nojo. A manutenção do poder a qualquer preço. Nós temos um contrato assinado por este povo que nos garante aqui até 31 de dezembro somente. (Os cidadãos)Estão tristes, estão insatisfeitos com o que está acontecendo, com o que estamos propondo a eles, com a situação do país, com a situação do estado, com a situação do nosso município. E estamos aqui preocupados, na grande maioria das vezes, com ações que vão tentar nos trazer à Casa novamente. Não vejo isso com bons olhos”. Pardal citou que, no dia 10 de maio, recebeu um pedido do Sr. Maurílio para que fosse solucionada a situação da estrada de Rancho Novo. Segundo o Vereador, na mesma data, ele conversou com o Prefeito sobre o assunto e,no dia 21 de maio, a Prefeitura fez um ofício ao DEER para que o problema fosse resolvido. No dia 23 teve início a obra de drenagem na estrada. “Aí eu sento no salão de cortar cabelo e um morador do Rancho Novo me fala que o Prefeito que fez foi outro”, lamentou Pardal. O Vereador agradeceu ao Senhor Perdigão, encarregado de estrada da empresa Soma e a Cristiane Alamo, que atenderam ao seu pedido de melhoria da estrada no trecho entre a entrada da Cambota até a chegada do Rancho Novo. Pardal apresentou alguns dados do Ministério da Saúde sobre a evolução da Covid-19 no Brasil, no estado e no município. “Nós estamos presenciando uma irresponsabilidade, ignorando os 300 profissionais da saúde que estão se desdobrando. Nós cidadãos estamos ignorando essa responsabilidade de nos prevenir e de prevenir a vida dos outros”, lamentou.

Fernando Silva falou sobre as obras na cidade como pavimentação asfáltica, recuperação de muros, construção do portal e da nova Policlínica e cobertura de quadras nas escolas. “É muito trabalho que a gente tem para fiscalizar. Então basta querer, basta exercer o papel de fiscalizador, que nós temos bastante trabalho a ser executado”, disse. Ele comentou que os distritos também tem recebido várias obras. Fernando citou aindaos serviços de drenagem pluvial que foram realizados na Ruas Pedro Queiroga, Antônio Santos e Nunes Viana, no Bairro Pedra Branca, Ruas 2 e 16, no Bairro Emboabas, Rua 21 de Abril, no Bairro Córrego Machado, Rua Direita, próximo ao Tunico Machado, Ruas Três Marias e Margarida, no Bairro Vila das Flores, entre outras. Ele informou que fez, há mais de dois anos, uma indicação para a Rua Tiradentes e parte da Rua João Carlos de Melo, no bairro Pedra Branca. Segundo o Vereador, o serviço de pavimentação asfáltica dessas ruas já foi licitado e, em breve, será iniciado juntamente com as Ruas Santa Luiza de Marilac e João Marciano de Oliveira, cuja indicação foi feita por outros vereadores. Fernando ressaltou que as obras estão sendo feitas com recurso próprio ou através de emendas parlamentares. O Vereador disse que esteve na Codevasp, juntamente com Adilson dos Santos, o Prefeito e o Secretário de Obras, quando conseguiram um trator 4x4, em que será acoplado um varredor para limpeza das ruas do município. Conseguiram também um convênio de mais de R$ 1 milhão para o SAAE dar continuidade às obras da Estação de Tratamento de Água. Fernando informou que há um tramite legal para utilização de recursos federais na antiga quadra, localizada no bairro Pedra Branca. Segundo Fernando, já existe um recurso assegurado, no valor aproximado de R$ 2 milhões, para construção de um CEMAE neste local, destinado pelo Deputado Federal LuisTibé. O Vereador reforçou a colocação do Vereador Pardal quanto a necessidade de cada um fazer a sua parte para vencer a pandemia da Covid-19.

As falas e discussões das lideranças de cada partido podem ser verificadas no vídeo da reunião, disponível na página do Facebook da Câmara Municipal de Caeté.

Os requerimentos e projetos discutidos e votados na reunião podem ser verificados no site www.camaradecaete.mg.gov.br.

 Oferecimento:

BIOLIFE-970

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Notas da Câmara
Sobre Notas da Câmara
Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG
Atualizado às 09h54 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 23°

18° Sensação
16.5 km/h Vento
66.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sábado (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens