Sexta, 29 de Maio de 2020 08:20
(31) 9 9374-6019
Educação SEM DEFINIÇÃO

Retorno das aulas presenciais na UFMG só será possível após vacina contra a Covid

Futuras medidas de segurança deverão ser criadas para evitar aglomerações nas unidades da UFMG

22/05/2020 19h17 Atualizada há 7 dias
Por: Rafael Oliveira Fonte: Hoje em Dia
Retorno das aulas presenciais na UFMG só será possível após vacina contra a Covid

 

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart Almeida, disse que o retorno das aulas presenciais na instituição, da forma como eram antes, só será possível no momento em que estiver disponível uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). A afirmação foi dada na quinta-feira (21) durante entrevista à rádio CBN. "Não dá para voltar ao que era antes tão cedo", disse.

Segundo ela, a expectativa é de uma vacina possa ser usada apenas no ano que vem. “Para falar em retorno ao que era antes, temos que pensar no contexto de uma vacina contra a Covid-19. Temos acompanhado a discussão sobre isso essa semana, e há possibilidade de que desenvolva até o fim do ano nos Estados Unidos. Aqui no Brasil há grupos trabalhando, assim como a UFMG, com CT Vacinas”, afirmou a reitora.

Não há expectativa de um retorno imediato, mas o semestre não poderá ser cancelado, mas ampliado em termos temporais, segundo a reitora. Várias atividades acadêmicas, como defesas de dissertações e teses, iniciativas de extensão e de pesquisa, que puderam ser mantidas de forma remota ou que precisaram permanecer de maneira presencial, continuam sendo executadas. Até mesmo o pagamento de bolsas depende da continuidade do semestre.

“Por que o semestre não pode ser cancelado? Porque não estamos parados”, disse Sandra. “O primeiro semestre letivo de 2020 vai adentrar o segundo semestre do calendário civil. E é provável que o segundo semestre letivo de 2020 adentre o ano civil de 2021.O que precisamos ter é prudência e responsabilidade diante de uma situação que nunca vivemos antes, que é dinâmica e complexa, e para a qual não temos uma resposta simples”.

Ela contou que várias ações acadêmicas, como trabalho administrativo e defesa de teses, passaram a ser realizadas de maneira remota. “Estamos migrando para esse novo normal até que a gente possa estabelecer um novo normal com que convivíamos antes da pandemia” .

Na semana passada, a UFMG decidiu estudar as melhores possibilidades para que o ensino remoto possa ser usado em diversas atividades, como aulas, projetos de extensão e pesquisa. Mas a reitora garante que todas as decisões serão realizadas após um amplo debate com toda comunidade acadêmica.

Sandra não descarta o retorno das aulas presenciais antes de uma vacina, mas deixa claro que elas irão acontecer dentro de um novo contexto, com medidas que garantam a segurança da saúde de alunos, professores e funcionários.

Conforme a reitora, para isso, o Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG está trabalhando na definição de protocolos sanitários gerais para serem discutidos pelas unidades e ambientes administrativos e acadêmicos, antes de serem aplicados. 

Oferecimento:

OGRO-970.jpg

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 08h12 - Fonte: Climatempo
13°
Tempo aberto

Mín. Máx. 21°

13° Sensação
12.6 km/h Vento
79.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens