Sexta, 29 de Maio de 2020 06:47
(31) 9 9374-6019
Esportes DEBATE BOLA

Quarentena da bola

Confira a coluna Debate Bola com Mendel Silva.

31/03/2020 19h57 Atualizada há 2 meses
Por: Mendel Silva Fonte: TV Caeté
Quarentena da bola

Sem futebol por conta do coronavírus, nós amantes da bola estamos vivendo uma realidade diferente nesta quarentena. Diferente e necessária, visto que o risco de contaminação é alto, e temos que nos prevenir.

As TV’s por assinatura estão apostando em retransmitir jogos clássicos do passado, e a sacada tem sido ótima. Os programas diários de esporte se transformaram em debates via Skype, sem perder o conteúdo. Alguns sites especializados, sem muito assunto para tratar, focam em enquetes enfadonhas, tipo em qual time fulano de tal jogou no início de carreira, qual time da década foi melhor, blá blá blá. 

E qual o impacto do coronavírus para as principais competições esportivas? Tudo parado. Fórmula 1, NBA, abertos de tênis. Programada para ocorrer em julho e agosto, a olimpíada de Tóquio foi adiada para 2021. Não tem nada de esporte rolando no planeta. E com o futebol não poderia ser diferente. Em nenhum canto do planeta escutamos o grito de gol. Aqui em terras tupiniquins, alguns times deram férias coletivas às comissões técnicas e aos jogadores, entre eles o Atlético, que foi mais além e reduziu em 25% o salário de seu elenco. Cruzeiro e América também deram férias a todos os jogadores e comissões técnicas, a princípio por 20 dias. 

Com isso as competições não têm data prevista para retornarem, e o calendário brasileiro, que já é apertado, passa a ser um problema cada vez maior para a cartolagem. Temos para o decorrer de 2020 o restante dos estaduais, o campeonato brasileiro (Série A, B, C e D), Copa do Brasil, Libertadores e Sul Americana. 

A nível nacional, houve rumores sobre uma provável mudança na fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, com a volta do mata-mata, que foi extinto em 2002. De bate pronto a TV e os clubes vetaram, pois a possibilidade de prejuízo financeiro é enorme. Só para exemplificar: detentora dos direitos de transmissão, a Globo paga uma fortuna para transmitir todos os 380 jogos do campeonato (aí entra o pay per view), ou seja, 38 jogos para cada clube. Se voltar com o mata-mata, com uma primeira fase, quartas de final, semifinal e final, o clube campeão e o vice farão no máximo 25 jogos.

E os times do interior agonizam. Sem dinheiro em caixa, e sem perspectiva de voltar a jogar as competições, alguns clubes já demitiram todo o elenco e comissão técnica, como foi o caso da URT. Villa Nova e Patrocinense devem tomar o mesmo caminho. Já o Boa Esporte renovou o vínculo de seus atletas até o fim da temporada de 2020. Mas é uma exceção entre os clubes do interior, acostumados a viverem de pires na mão.

Resumindo: prepararem o estoque de pipoca e refrigerante, pois futebol ao vivo e em cores nos estádios ainda vai demorar.

Dica de rock

Não será desta vez que o público de BH irá prestigiar o som do Mettalica. Por conta do coronavírus, o show da banda norte americana, que seria no dia 27 de abril passou para o dia 20 de dezembro. E a dica de rock dessa semana é Wherever I May Roam, composta por James Hetfield e lançada em 1992.

Oferecimento:

CHUCHU-GAS-SUPER

OGRO-970

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Debate Bola
Sobre o Debate Bola
Por Mendel Silva..
Caeté - MG

Caeté - Minas Gerais

Sobre o município
Caeté - MG
Atualizado às 06h39 - Fonte: Climatempo
Tempo aberto

Mín. Máx. 21°

° Sensação
12.1 km/h Vento
92.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Domingo (31/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens