Sexta, 10 de Julho de 2020 11:54
(31) 9 83067598
Saúde SAÚDE E BEM ESTAR

Manteiga ou margarina: qual é a melhor opção para a saúde?

Elas até são semelhantes no nome e na aparência, mas trazem diferenças importantes e que merecem atenção.

13/06/2020 09h12 Atualizada há 4 semanas
Por: Gladienne Lopes Fonte: Saúde Brasil
Arte: Site Saúde Brasil
Arte: Site Saúde Brasil

A diferença vai muito além do sabor. A manteiga é um produto derivado do leite, obtido a partir do batimento do creme de leite (nata), e é rica em gorduras saturadas, lactose e sal. Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, que possuem gorduras insaturadas, a uma temperatura bastante elevada, que transforma a gordura original em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).

Então entre a gordura saturada da manteiga e a gordura trans da margarina, qual é a opção mais saudável para o dia a dia? O Guia alimentar para a população brasileira aponta o fato positivo da manteiga ser um produto extraído do leite (um alimento in natura). Isso significa que ela é menos industrializada do que a margarina, que é um alimento ultraprocessado.

“As manteigas já foram vistas como vilãs. Mas de modo geral, manteigas e margarinas contêm quantidades próximas de calorias e gorduras. O que as difere é a origem das duas”, explica Mariana Claudino, nutricionista da ACT Promoção da Saúde. Ela afirma que a margarina deve ser evitada porque, apesar de conter vitaminas, também possui conservantes e estabilizantes, além de ser uma gordura criada artificialmente, que passa por processos químicos para ficar sólida. “Já a manteiga, apesar de ser rica em gordura saturada e colesterol, é um produto natural, metabolizado naturalmente pelo nosso corpo - e também por isso foi destacada pelo Guia alimentar”, indica Mariana.

Consuma com moderação

A manteiga é um alimento rico em gorduras e sua ingestão em excesso está comprovadamente associado a riscos para a saúde. Portanto, deve ser consumido com moderação.

“Embora a manteiga tenha um processo mais natural de elaboração, deve ser consumida com equilíbrio e atenção, associada a uma dieta diversificada, adequada e balanceada e, claro, rica em nutrientes”, destaca a nutricionista.

Alterne o uso ou substitua

Uma opção saudável é alternar o uso da manteiga com outros produtos derivados do leite, como queijos magros - ricota, cottage e frescal -, pois além de apresentarem valor calórico reduzido e teores mais baixos de gorduras, oferecem maiores quantidades de cálcio e proteínas. A indicação é do material de apoio para profissionais da saúde “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição”.

O Manual Alimentação cardioprotetora, que traz orientações para uma dieta que protege a saúde do coração, recomenda substituir o uso da margarina e do requeijão, ultraprocessados, por queijo, geleia ou mel.

LINK DA FONTE: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/manteiga-ou-margarina-qual-e-a-melhor-opcao-para-a-saude

 Oferecimento:

Banner-superior

OGRO-970

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Viva Bem
Sobre Viva Bem
Por Gladienne Lopes.
Caeté - MG
Atualizado às 11h41 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

21° Sensação
15.7 km/h Vento
62.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Domingo (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens