FARMA 970
RC TOPO
MARISTELA 970
EU MEREÇO TOPO
NUCEC 970
GALO 13
RC OFICINA TOPO 2
IEPS M 01
LÁPIS DE COR TOPO
CAMINHO 970
RC OFICINA 970 NOVO
VELAS 970
CCAA TOPO
MAGIA 970
BAMBOLÊ 970
MD 970 2
LC MATRÍCULAS
ORAL TOPO
MD 970
BIOLIFE 970
BARRETO TOPO
KELLY 970
CHUCHU TOPO
TUR 970
TOPOGRAFIA TOPO
OGRO 970
OBJETIVA TOPO
AÇAÍ TOPO
BRASIL

Bancos Pan, BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações ao BC

Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes

15/01/2020 14h17Atualizado há 2 semanas
Por: Rafael Oliveira
Fonte: Agência Brasil

O Banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2019, informou hoje (15) o Banco Central (BC). Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O BMG ficou em segundo lugar e o Banrisul em terceiro.

No período, o BC recebeu 564 queixas consideradas procedentes contra o Banco Pan, a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada. O BMG recebeu 326 reclamações. Já o Banrisul recebeu 115. Em ambos os casos, a maioria dos clientes também reclamou a respeito de oferta ou prestação de informação sobre serviços ou produtos de forma inadequada.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão.

Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 126,47. As queixas contra o BMG somaram 68,66 no índice. O Banrisul ficou com índice de 26,30. O banco Pan tem 4.459.480 clientes, o BMG tem 4.747.780 e o Banrisul, 4.935.064.

Entre os bancos com maior números de clientes, o Santander, com 47.281.933, apareceu em quarto lugar com 1.085 reclamações consideradas procedentes. Em seguida, na quinta colocação, vem o Bradesco, com 1.910 reclamações. O banco tem 98.653.100 clientes. Na sexta posição vem o Banco do Brasil, com 1.267 reclamações e 66.464.386 clientes. A Caixa Econômica Federal, que tem 95.191.144 clientes, ficou na sétima posição, somando 1.637 reclamações procedentes. O Itaú vem na sequência, em oitavo lugar, com, 1.377 reclamações consideradas procedentes dos seus 81.684.646 clientes.

Reclamações

A maioria das reclamações registradas pelo BC e considerada procedente é relacionada à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.359) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.695). Em terceiro lugar vieram as reclamações relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito (1.008).

Como reclamar

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para o banco, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Entretanto, o Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco.

Se o problema não for resolvido, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta.

Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

Bancos

Em nota, o Banco Pan disse que tem adotado medidas para melhorar o atendimento a seus clientes. "O PAN tem se destacado na adoção de medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Foi pioneiro entre os bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) em janeiro deste ano, para redução do número de reclamações. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento", diz a nota.

Oferecimento:

MAGIA

CAMINHO

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Atualizado às 02h53
20°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 19°
20°

Sensação

1.2 km/h

Vento

98.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
CHUCHU - ÁGUA
ANUNCIE AQUI
NUCEC 600
MD 600 02
CAMINHO 600
RC GRANDE
IEPS M 02
LC MATRÍCULAS 600
INET 300
ORAL 300X600 NOVO
BAMBOLÊ 600
BIO 600
CHUCHU - GÁS
ORAL BAIXO
FARMA 600
AÇAÍ RODAPÉ
PUERI 600
RC GRANDE 2
MARISTELA 600
IPB 600
AÇAÍ 600 02
MAGIA 600
VELAS 600
OBJETIVA LATERAL
OASIS 300 01
IEPS 01
IPB 300
TOPO 250 01
AÇAÍ QUADRADO 01
THALES 01
BAMBOLE 300 01
OGRO 01
ORAL LATERAL 01
KELLY 01
FARMA 250
ARAÚJO 01
VELAS 300 01
MD 300 001
GELO CHUCHU
INETSAFE 01
EU MEREÇO LATERAL
AUTO 2000 01
NUCEC 300 1
NUCEC 300 5
MOBX 300 01
MARCENARIA 300
SUPREMA 01
BIOLIFE LATERAL
LC 250 01
RC 01
CCAA LATERAL
CAMINHO 01
MARISTELA 01
PUERI 01
MD 300
MAGIA 300 01
CHUCHU 01
BARRETO 01
MAGIA 300 03
Municípios
ORAL PLUS LATERAL 02
CHUCHU 02
GELO CHUCHU 2
MAGIA 300 02
VELAS 300 02
AUTO 2000 02
LC 250 02
BAMBOLE 300 02
RC 02
MOBX 300 02
CCAA LATERAL 2
MD 300 02
IPB 300 2
NUCEC 300 2
TOPO 250 02
OASIS 300 02
NUCEC 300 6
INETSAFE 02
MARISTELA 02
MD 300 002
THALES 02
FARMA 250 2
IEPS 02
EU MEREÇO LATERAL 2
SUPREMA 02
BARRETO 02
OGRO 02
AÇAÍ QUADRADO 02
CAMINHO 02
PUERI 02
OBJETIVA LATERAL 2
MARCENARIA 300 2
ARAÚJO 02
BIOLIFE LATERAL 2
KELLY 02
Últimas notícias
INETSAFE 03
IPB 300 3
VELAS 300 03
GELO CHUCHU 3
MD 300 003
MARCENARIA 300 3
CAMINHO 03
OGRO 03
LC 250 03
NUCEC 300 3
ARAÚJO 03
MAGOA 300 03
AUTO 2000 03
CCAA LATERAL 3
PUERI 03
OASIS 300 03
MD 300 03
IEPS 03
EU MEREÇO LATERAL 3
BIOLIFE LATERAL 3
TOPO 250 03
RC 03
MARISTELA 03
AÇAÍ QUADRADO 03
BAMBOLE 300 03
ORAL PLUS LATERAL 03
KELLY 03
OBJETIVA LATERAL 3
BARRETO 03
CHUCHU 03
THALES 03
MOBX 300 03
FARMA 250 3
NUCEC 300 7
SUPREMA 03
Mais lidas
MD 300 04
ORAL PLUS 04
NUCEC 300 8
BIOLIFE LATERAL 4
GELO CHUCHU 4
TOPO 250 04
OGRO 04
CAMINHO 04
NUCEC 300 4
MOBX 300 04
ARAÚJO 04
MAGIA 300 04
IEPS 04
AÇAÍ QUADRADO 04
MARCENARIA 300 4
LC 250 04
KELLY 04
OBJETIVA LATERAL 4
SUPREMA 04
CHUCHU 04
CCAA LATERAL 4
INETSAFE 04
BAMBOLE 300 04
EU MEREÇO LATERAL 4
RC 04
PUERI 04
VELAS 300 04
OASIS 300 04
MARISTELA 04
IPB 300 4
THALES 04
AUTO 2000 04
MD 300 004
FARMA 250 4
BARRETO 04
MD 300 05
LC 250 05