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Saúde SAÚDE E BEM ESTAR

8 dicas para se manter saudável nas férias

Confira no Blog da Vanessa.

05/01/2020 17h31 Atualizada há 5 meses
Por: Vanessa Lopes Fonte: TV Caeté
8 dicas para se manter saudável nas férias

Chegamos em janeiro e muitos estão curtindo as férias, e ao contrário do que a maioria pensa, não há o que temer! Nesse período é normal não seguir o plano 100% como você vem fazendo até então. São muitos fatores envolvidos: rotina diferente, acesso limitado (ou muito amplo) de comida, vontade de relaxar e não se preocupar, redução de atividade física, horários irregulares, consumo maior de bebida alcoólica. Porém, mesmo não seguindo o plano, você precisa e deve seguir os ensinamentos que teve durante sua reeducação alimentar!

Então anote essas dicas para aproveitar suas férias em comprometer sua saúde e seus planos.

1) Comece comendo certo no avião!

As companhias áreas oferecem uma série de opções para as refeições servidas, sem custo adicional: sem glúten, sem lactose, vegetariana, kosher… Para isso basta acessar sua reserva e buscar pelas opções de refeição até 24h antes do seu voo.

2) Coma saudável no café da manhã

Comece seu café com água e frutas variadas. Pegue um café ou chá, escolha uma fonte de proteína e siga ignorando os pães, bolos e doces. Esses alimentos só vão te causar mais fome e vontade de doce por conta do seu alto índice glicêmico. Além disso, eles causam inflamação e desequilíbrio intestinal.

3) Tenha sempre um lanche na bolsa

Vale ter saquinho de sementes e frutas secas junto com você, assim evitamos fome excessiva no almoço e jantar. Mas se seu destino for frio, o corpo vai pedir algum alimento energético. Chocolate quente e torta? Não! Nuts ou barrinha de proteína são ótimas pedidas! Até um chocolate amargo também cai bem!

4) Evite o excesso de álcool

Escolha situações mais especiais para consumir bebidas alcóolicas, não vá no impulso. Quando acontecer, boas opções são: caipirinha, saquê, gin e vinho branco. E claro, modere na quantidade, sempre intercalando com muita água!!

5) Mantenha-se em movimento

Quando estamos de férias, ficamos mais movimentados, vamos pra cá e pra lá, queremos conhecer os lugares e otimizar o tempo. Sempre que puder, vá de um ponto turístico ao outro andando. Além de te permitir conhecer mais do lugar em que está visitando, ainda estimulamos a circulação e a queima calórica. Se conseguir manter uma atividade física no hotel ou outdoor melhor ainda! Você vai ver que isso facilita e muito a vida na volta!

6) Respeite seu corpo

Se em algum dia você fez muita atividade (nadou, esquiou, caminhou etc) e está sentindo fome, coma! Mas veja bem, fome é diferente de gula! Se você está sentindo necessidade de comer seu corpo está pedindo nutrientes, forneça o melhor que você puder.

7) Durma bem

É comum dormimos pouco para aproveitarmos todo o tempo possível, mas isso desregula seu metabolismo e pode causar inchaço, irritabilidade, alteração intestinal e ainda te deixar mais suscetível a uma gripe. Se o seu caso é o contrário, dormir muito, algo pode estar errado. É preciso avaliar o motivo que está te deixando tão cansado (a).

8) Prove os alimentos típicos, no final

Doce português, um sorvete suíço, uma massa italiana ou um vatapá no Nordeste… Não importa o destino, sugiro que você prove as comidas típica nos últimos 3 dias da viagem. Assim, se você se descontrolar já vai estar voando de volta para casa e para seus antigos hábitos, reduzindo muito o impacto desses alimentos.

Desejo um excelente 2020 a todos vocês!

Vanessa Lopes Nutricionista CRN9 22131

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