Quinta, 23 de Setembro de 2021
17°

Poucas nuvens

Caeté - MG

Especiais CREA-MG INFORMA

Pandemia sobrecarrega mais as mulheres

Encontro online promovido pelo Crea-MG, no dia 23 de junho, vai debater sobre o desafio de conciliar trabalho, maternidade e saúde mental no isolamento social

22/06/2021 às 15h09
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa CREA-MG
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

 

A pandemia de covid-19 impactou de diferentes formas diversos grupos da população brasileira, em especial as mulheres. O acúmulo de jornadas, como trabalho, estudos, tarefas domésticas e de cuidado, foi potencializado no isolamento social, sobrecarregando diretamente a mulher. Pesquisa do Observatório Febraban, da Federação Brasileira dos Bancos, e do Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas Econômicas (Ipespe), com chefes de família do Brasil, demonstrou que são as mulheres que mais absorveram o aumento na carga de trabalho doméstico durante a pandemia. São elas que, majoritariamente, limpam a casa: 68% contra 23% dos homens, preparam as refeições, 68% a 24% e acompanham a vida escolar dos filhos, 71% a 19%.

Essa sobrecarga feminina é naturalizada pelo fato de historicamente elas realizarem essas tarefas, como se fosse somente delas essa responsabilidade. Neste 23 de junho, data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), por meio do Programa Mulher, vai debater justamente esse assunto no encontro “Mulheres na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”, realizado virtualmente, às 19h30, pelo canal do Conselho no youtube.
 
Uma das debatedoras e membro do comitê gestor do Programa Mulher, a engenheira civil Nahele Marques Silva, detalha que, com a pandemia e a prática do home office, as relações profissionais e pessoais se misturaram. “Para nós mulheres, o cenário é desafiador. Como o home office foi implantado de maneira repentina, não tínhamos um ambiente adequado para trabalhar, e ainda tínhamos que lidar com as multitarefas: cuidar da casa, ser mãe, produzir no trabalho e cuidar de nós mesmas. Isso foi um grande desafio imposto pela pandemia”, pontua Nahele, que é sócia-diretora de uma construtora.
 
Em um mercado ainda dominado por homens, esse cenário torna o ambiente das engenharias ainda mais inóspito para as mulheres. Hoje, do total de mais de 180 mil profissionais ativos registrados no Crea-MG, pouco mais de 15% são do sexo feminino, contabilizando cerca de 28 mil registros. A insegurança de mercado e o fato de serem responsáveis por diversas tarefas geram uma tensão constante que reflete na saúde mental das profissionais. Essa é uma situação também experimentada pela engenheira civil e sanitarista Helaine Dalboni, que define um panorama ainda mais difícil em função do fechamento das escolas. “Acompanho as aulas online do meu filho de sete anos, o que ocupa boa parte do meu tempo, ainda me divido para realizar o meu trabalho e também os afazeres da casa. O cotidiano mudou rapidamente,  tenho que me reorganizar a cada dia, sempre com  uma demanda diferente”, ressalta Helaine, que atua como empresária e consultora na área de infraestrutura sanitária.
 
Para enfrentar todas essas adversidades, equilíbrio e planejamento são palavras de ordem, é o que acredita Nahele. “Como empreendedora e mãe hoje eu vejo o quanto a flexibilidade de horário e compreensão são quesitos fundamentais para conseguir conciliar todas as funções que as mulheres carregam e ainda manter uma saúde mental. Vejo no Programa Mulher do Crea-MG, uma oportunidade para conseguirmos mostrar a realidade do mundo feminino, a sua importância no mercado de trabalho e buscar melhorias para mudar essa realidade”, afirma.
 
Programa Mulher
O Programa Mulher é uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que tem como finalidade elaborar políticas de incentivo para a atuação e protagonismo de mulheres dentro das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. A versão mineira foi lançada em março deste ano. O programa quer potencializar as vozes das profissionais para que elas tenham o devido reconhecimento de seu trabalho e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Caeté - MG Atualizado às 18h31 - Fonte: ClimaTempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

Sex 31°C 13°C
Sáb 31°C 14°C
Dom 30°C 16°C
Seg 30°C 17°C
Ter 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes