Segunda, 10 de Agosto de 2020 05:21
(31) 9 83067598
Saúde SAÚDE E BEM ESTAR

Tosse? Falta de ar? Sintomas que podem indicar sinal amarelo para o fumante

A dificuldade para respirar alerta: chegou a hora de parar!

02/07/2020 11h43 Atualizada há 1 mês
Por: Gladienne Lopes Fonte: Saúde Brasil
Imagem de Cheryl Holt por Pixabay
Imagem de Cheryl Holt por Pixabay

Poluição, exposição a produtos químicos ou poeira, fatores genéticos, infecções respiratórias recorrentes. Existem várias condições que podem desencadear uma doença nas vias aéreas. Mas quando o assunto é tabagismo, o risco de adquirir esse tipo de enfermidade aumenta exponencialmente.

Muito se fala sobre o surgimento do câncer, mas o cigarro também é um grande causador de doenças respiratórias como asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica e a doença pulmonar obstrutiva (DPOC), considerada atualmente a segunda causa de mortalidade no mundo de acordo com um estudo recente publicado no periódico Lancet. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o fumo é responsável por cerca de 80% dos casos da DPOC.

Além de fazer mal para quem fuma, os componentes do cigarro prejudicam também os fumantes passivos. Conforme dados da SBPT, a exposição de gestantes e crianças à fumaça reduz o desenvolvimento dos pulmões e piora a função pulmonar com o tempo, por exemplo. Fora isso, quem convive com os fumantes também tem chance de desenvolver doenças respiratórias.

No fim das contas, além de ser responsável pelo surgimento das doenças, o cigarro também é capaz de agravar sintomas quando eles já existem. Se você é fumante e anda por aí sofrendo com tosse, falta de ar, respiração ofegante, chiado, muco e cansaço, esses podem ser sinais de alerta para algumas doenças respiratórias importantes.

É bom saber

A medida mais eficiente para preservar ou melhorar a saúde dos pulmões é reduzir ou cessar completamente o uso do cigarro. Isso vale para qualquer tipo deles: cachimbo, narguilé, cigarro normal, de tabaco ou eletrônico. Não importa o seu nível de dependência ou seu tempo como fumante, sempre vale a pena parar. Para se ter uma ideia, bastam 8 horas sem cigarro para que os níveis de oxigênio aumentem na corrente sanguínea. Após três semanas, a sua respiração já volta ao normal.

Aposte no SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza um tratamento gratuito para dependentes da nicotina, que integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Disque 136 e descubra em quais Unidades Básicas de Saúde e hospitais de seu município esse auxílio está disponível.

LINK DA FONTE: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-parar-de-fumar/tosse-falta-de-ar-sintomas-que-podem-indicar-sinal-amarelo-para-o-fumante

Oferecimento:

OGRO-970

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Viva Bem
Sobre Viva Bem
Por Gladienne Lopes.
Caeté - MG

Caeté - Minas Gerais

Sobre o município
Caeté - MG
Atualizado às 05h13 - Fonte: Climatempo
11°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

11° Sensação
8.3 km/h Vento
89.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens