Quinta, 23 de Setembro de 2021
26°

Poucas nuvens

Caeté - MG

Política NOTAS DA CÂMARA

Confira as notas da 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caeté de 2021

Veja na Coluna ''Notas da Câmara''

18/06/2021 às 16h36
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Caeté
Compartilhe:
Foto: Câmara Municipal de Caeté
Foto: Câmara Municipal de Caeté

 

Notas da Câmara

17ª Reunião Ordinária

16/06/2021

Fizeram uso da TRIBUNAos vereadoresClaudinei do Vale, Serginho e Tequinho.

Claudinei do Valecomentou que o Sr. Sérgio, representante da Transcol, esteve na Câmarapara mais uma vez relatar a dificuldade de continuar prestando os serviços de transporte coletivo no município. Ele sugeriu que o prefeito se reúna com o Legislativo e o representante da empresa a fim de buscar uma solução para que Caeté não fique sem esse serviço. O vereador também comentou que se reuniu com representantes da Santa Casa e ressaltou que é preciso despolitizar o hospital para que ele possa crescer. Sobre o processo seletivo realizado pela Câmara, Claudinei salientou que foi realizado com muita lisura e transparência e criticou os vídeos postados em redes sociais sugerindo o contrário. Ele também informou que a documentação referente aos gastos do município com os recursos destinados para o combate à Covid-19 será encaminhada para o Ministério Público Federal e à Polícia Federal. Claudinei pediu que seja realizada audiência pública para tratar sobre a falta de água no distrito de Roças Novas. Por fim, ele informou que apresentou indicação, juntamente com o vereador Serginho, solicitando a retirada do recesso parlamentar do mês de julho deste ano.

Serginhoinformou que foram iniciadas as obras no poliesportivo com o recurso que ele conquistou junto ao deputado João Vítor Xavier. Ele também comentou sobre a reunião com o representante da Transcol: “recebemos com muita tristeza a afirmação do dono da Transcol que a partir do dia 1º de julho ele vai fechar a empresa em Caeté”. Serginho disse que espera que essa situação se resolva e que a população não fique desprovida de mais um serviço essencial. Quanto ao processo seletivo, o vereador pediu ao Presidente da Câmara que instaurasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para apurar a sua legalidade: “estou colocando à disposição o meu e-mail, computador de escritório, computador de gabinete, celular pessoal e corporativo, as contas bancárias”. Serginho frisou que não houve nenhum recurso ou denúncia ao processo seletivo, segundo ele, porque não estão preocupados com o processo seletivo: “estão preocupados comigo, o ataque é para mim. Eu não tenho nada a esconder, todo o processo foi feito com o máximo de sigilo possível”.

Tequinhoagradeceu ao prefeito de Taquaraçu e à deputada Ione Pinheiro por ter auxiliado na transferência para Belo Horizonte de um paciente que se encontrava internado na Santa Casa de Caeté. Ele falou da sua satisfação em ser autor de um projeto de resolução que tem como objetivo prestar homenagem às mulheres do município. Sobre a empresa Transcol, Tequinho disse que não é contra os serviços de mototáxi e uber e ressaltou que acredita que o Executivo conseguirá reverter a situação para que o serviço de transporte coletivo continue sendo prestado pela Transcol. Ele disse também que sempre defendeu e ajudou a Santa Casa de Caeté através das emendas impositivas, como outros vereadores também têm feito: “a Santa Casa nunca teve tanta ajuda como está tendo agora. Ano passado, de emendas impositivas desta Casa foram quase R$ 500 mil”. Ele salientou que o prefeito também tem prestado grande ajuda ao hospital. Tequinho informou ainda que entrou com um projeto de lei que institui no município o programa de incentivo “Minha Placa é Caeté” aos contribuintes que procederem a transferência de registro do veículo para o município de Caeté.

Na ORDEM DO DIAforam votados uma moção de pesar, de autoria do vereador Diêmerson Porto, aos familiares do Sr. Jair Geraldo Rocha, falecido no último dia 10, um requerimento, de autoria do vereador Claudinei do Vale, solicitando ao Executivo informações quanto à previsão da realização de serviços na rua São Vicente no distrito de Roças Novas, um requerimento, de autoria da vereadora Silvinha Oliveira, solicitando audiência pública para discutir assuntos relacionados ao projeto “Mãos Dadas” do Governo de Minas Gerais e o projeto de lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação, de autoria do Executivo.

A Câmara retomou as HOMENAGENS ÀS MULHERESem comemoração ao Dia Internacional da Mulher que haviam sido suspensas em decorrência das medidas adotadas pelo município para prevenção da propagação do coronavírus. Foram homenageadas nesta reunião Vanda Aparecida Fernandes de Souza e Amanda Stefany Fernandes de Souza, indicadas pelo vereador Jhonata Júnior; Tânia Cristina Pinheiro, indicada pelo vereador Reinaldo Bacana e Jane Marize Marques, indicada pelo vereador Serginho.Graciene de Fátima Sabarense Xavier e Marilian de Sena Ferreira, indicadas pelos vereadores Reinaldo Bacana e Serginho, respectivamente, justificaram a ausência.

No espaço para LIDERANÇAS, o vereador Nandinho disse que não medirá esforços na busca por soluções para o transporte coletivo municipal. Silvinha Oliveira informou que, na última segunda-feira, acompanhou o deputado estadual Professor Cleiton, que veio conhecer as demandas do município e se colocou à disposição de Caeté. O vereador Fúlvio Brandão comentou sobre a indicação que ele fez, juntamente com os vereadores Nandinho e Jhonata Júnior, para implantação do programa “Tarifa Zero” junto à empresa Transcol. O programa visa mudar o sistema de transporte coletivo público, objetivando que o Executivo custeie a passagem como forma de manter a Empresa Transcolno Município e, consequentemente, melhorando a condição das pessoas que utilizam o serviço e dos empregadores, que não custearão mais as passagens.

Nas CONSIDERAÇÕES FINAIS,o presidente Diêmerson Porto disse que não vai instaurar CPI para apurar a legalidade do processo seletivo realizado pela Câmara: “o processo seletivo desta Casa foi extremamente transparente, foi extremamente sério e o meu trabalho é sério. Enquanto eu estiver presidente desta Casa, só vou convocar uma CPI quando eu tiver dúvida de qualquer processo”. Diêmerson comunicou que o município já está vacinando pessoas com 55 anos ou mais contra a Covid-19 e fez um apelo à população para que não deixe de tomar a vacina quando chegar a sua vez. O Presidente também lembrou que no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Caeté - MG
Caeté - MG
Sobre o município
Notas da Câmara
Notas da Câmara
Sobre Aqui você acompanha as principais notícias da Câmara Municipal de Caeté.
Caeté - MG Atualizado às 16h51 - Fonte: ClimaTempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 28°

Sex 31°C 13°C
Sáb 31°C 14°C
Dom 30°C 16°C
Seg 30°C 17°C
Ter 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes