Domingo, 13 de Junho de 2021 18:46
(31) 9 83067598
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão especial vai acompanhar atendimento aos pacientes com câncer no País

Colegiado foi instalado nesta quinta-feira (10) na Câmara dos Deputados

10/06/2021 19h15
Por: Rafael Oliveira Fonte: Agência Câmara de Notícias
Weliton Prado: demora no início do tratamento aumenta risco de morte - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Weliton Prado: demora no início do tratamento aumenta risco de morte - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (10) uma comissão especial para avaliar como está o combate ao câncer no Brasil.

O colegiado vai ser responsável pelo acompanhamento do acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença, assim como o cumprimento da legislação sobre o tema.

O presidente do grupo, deputado Weliton Prado (Pros-MG), lembrou que 70% dos tratamentos de câncer são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que existem normas que determinam a realização dos exames em até 30 dias (Lei 13.896/19) e o início do tratamento em 60 dias (Lei 12732/12). Apesar disso, pontuou, nem sempre os prazos são cumpridos, colocando em risco a vida dos pacientes.

“A cada quatro semanas que se demore a iniciar um tratamento de câncer, aumenta-se a possibilidade de morte em mais de 13%, além de encarecer o tratamento. São hoje, no Brasil, cerca de 280 mil mortes por ano”, disse.

A 1ª vice-presidente, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), acrescentou que a comissão deve se empenhar para acelerar a tramitação de propostas que melhorem o atendimento aos pacientes com câncer no Brasil.

“Nosso objetivo é reduzir os vazios assistenciais. A morosidade que enfrentamos para tramitar alguns projetos e as dificuldades que temos junto ao Ministério da Saúde por falta de recursos impactam diretamente na vida das pessoas”, declarou.

Pandemia
A relatora da comissão será a deputada Sílvia Cristina (PDT-RO). Ela destacou que, para os próximos anos, o País terá de lidar com a demanda reprimida por causa da falta de acesso da população aos exames preventivos durante a pandemia de Covid 19.

Sílvia Cristina: pacientes deixaram de fazer exames preventivos na pandemia
Sílvia Cristina: pacientes deixaram de fazer exames preventivos na pandemia - (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

“No pós-pandemia, o nosso trabalho vai dobrar. Quantas pessoas que deixaram de fazer os seus acompanhamentos médicos e também a prevenção dos cânceres em todo o Brasil no último ano?", comentou. “Os números são assustadores, só de câncer de colo uterino, mais de 30% das mulheres que faziam [acompanhamento] frequentemente deixaram de fazer”.

A comissão especial de combate ao câncer é composta por 34 deputados e igual número de suplentes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Caeté - MG
Atualizado às 18h40 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 24°

17° Sensação
14.6 km/h Vento
80.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens