Segunda, 06 de Julho de 2020 06:47
(31) 9 83067598
Saúde SAÚDE E BEM ESTAR

Sarcopenia em idosos: veja como a nutrição pode ajudar.

Confira essa super dica do Blog da Vanessa..

24/11/2019 19h18 Atualizada há 7 meses
Por: Vanessa Lopes Fonte: TV Caeté
Sarcopenia em idosos: veja como a nutrição pode ajudar.

A sarcopenia em idosos é uma situação clínica caracterizada pela fraqueza e imobilidade, resultando em incapacidade de movimentar adequadamente os músculos e perda da independência para atividade cotidiana.

Esse problema é resultado da redução hormonal, principalmente de estrogênio, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, mas também contribuem para esse quadro alterações metabólicas, nutricionais e imunológicas. Nesse sentido, as mulheres são as mais afetadas por esse sintoma.

O resultado é a diminuição das unidades motoras que compõem as fibras musculares levando ao processo contínuo de atrofia e perda da vitalidade do sistema musculoesquelético nesses indivíduos.

Como amenizar esse problema clínico na velhice?

Uma vez identificada a sarcopenia, algumas recomendações são importantes, principalmente aquelas relacionadas ao fortalecimento muscular e diminuição ou eliminação de comportamentos de risco.

Nesse sentido, cabe a orientação de praticar exercícios físicos, tais como musculação e pilates, natação e caminhadas. Também se recomenda a cessação do tabagismo e a restrição de bebidas alcoólicas.

Sabendo que é uma condição inerente do envelhecimennto, deve-se avaliar precocemente o risco de desenvolvimento da sarcopenia visto que, em alguns idosos, esse problema contribui significativamente para quedas e fraturas em indivíduos mais suscetíveis.

Como a alimentação pode amenizar a sarcopenia?

Devido ao intenso processo catabólico que se instala na sarcopenia, recomenda-se a ingestão de proteínas para redução dos sintomas. Todavia, a quantidade desse macronutriente deve ser calculada por um nutricionista.

Além disso, é fundamental manter o peso de acordo com o índice de massa corporal, pois o sobrepeso e a obesidade sobrecarregam os ossos e tendem a complicar a sarcopenia. Da mesma forma, aconselha-se também a suplementação de vitamina D em associação ao cálcio para ajudar no fortalecimento ósseo. Além disso, a ingestão de peixes, ovos e alimentos alaranjados facilita no processo de absorção desse micronutriente.

Um estudo tem evidenciado a influência de ômega 3 como reparadores do processo de degeneração muscular, sendo que sua suplementação tem sido fortemente recomendada. Todavia, é preciso escolher adequadamente esse nutriente no mercado devido a grande quantidade de produtos falsificados.

A sarcopenia em idosos é um problema complexo que tem contribuição de fatores imunológicos, metabólicos, genéticos e nutricionais. Sendo assim, as causas devem ser identificadas e os sintomas amenizados com uma alimentação adequada ao perfil do idoso e direcionada a outras condições patológicas apresentadas nesses indivíduos. Contudo, toda intervenção alimentar para esse quadro necessita de supervisão e acompanhamento do nutricionista.

Nutricionista Vanessa Lopes – CRN9: 22131

 Oferecimento:

NUCEC-970-X250

MAFU-SITE

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Blog da Vanessa
Sobre Blog da Vanessa
Dicas Nutricionais para auxiliar você no dia a dia.
Caeté - MG
Atualizado às 06h41 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

13° Sensação
5.6 km/h Vento
98% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens